Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quais os desafios da Educação física no futuro?

Quais os desafios da Educação física no futuro?
Tecnofit Tecnologia
dez. 10 - 5 min de leitura
010

O ano de 2020 virou qualquer planejamento ao avesso, nos trouxe diversos aprendizados e quebrou muitos paradigmas. No segmento fitness, aulas online que antes só existiam no papel, passaram a ser realidade aos olhos de muitos gestores.

Durante o ano presenciamos diversas lives musculação, crossfit, pilates, yoga, entre outras modalidades. Para muitos gestores essa foi a única saída, mas para outros uma oportunidade de manter os alunos ativos por mais tempo.

Muitos negócios adotaram um sistema híbrido, onde as aulas online são vendidas como um serviço adicional em um plano onde o aluno faz aulas presenciais. Ou ainda, vender somente o plano online com algumas aulas presenciais, como aulão de sábado ou alguma aula temática.

Aulas online serão as protagonistas no mercado fitness pós-pandemia, pois permitem aos negócios atingirem mais pessoas, com maior velocidade e de qualquer lugar do mundo. Podem ser mais lucrativas se realizadas com planejamento, pois não é preciso altos investimentos em ferramentas de transmissão.


No Tecnofit já é realidade uma pessoa comprar e pagar um plano através de um link de pagamento, responder avaliação física diretamente pelo aplicativo e ainda receber sua ficha de treino, também pelo aplicativo Tecnofit, tudo isso sem precisar sair de casa.

Como será o mercado fitness pós-pandemia?

Aulas online: Segundo a Valor Investe, no mês de abril, mais de 2 mil estúdios passaram a transmitir aulas ao vivo, e a expectativa era que até o final do mês de maio esse número passasse de 10 mil estabelecimentos transmitindo aula online.

Cada vez mais as pessoas passam a praticar atividades físicas que, em sua maioria, nunca frequentaram uma academia. Com as aulas online, gestores conseguem reduzir custos de estrutura que teriam caso todas as aulas fossem presenciais. A tendência é manterem as aulas online, mesmo após a pandemia passar.

Exercício é saúde: As pessoas buscam atividades físicas também como recomendação médica para ter bem-estar e não mais apenas por questões estéticas, logo os maiores beneficiados são as academias.

Exercícios na terceira idade: Profissionais da área estão cada vez mais se certificando em técnicas de treinos personalizados, inclusive para atender o público da terceira idade, que vive mais e melhor a cada dia.

Segmento de mercado: Os educadores físicos e todo o mercado fitness ficam de olho em dados como os últimos da OMS, onde apontam que 47% da população brasileira não pratica atividades físicas. Isso é uma oportunidade para todo o segmento e mostra que há muito mercado a ser conquistado.

Comunicação: A comunicação com o cliente é algo que fortalece o relacionamento e agrega valor na marca. Em um mundo cada vez mais digital, estar conectado de forma humana é um diferencial para retenção e atração de alunos. Ainda sobre relacionamento, campanhas de indicação são sempre exploradas para trazer mais alunos à academia.

Treinos personalizados: são o futuro da educação física, cada vez mais os alunos querem treinos adaptados para seu objetivo e não mais os treinos genéricos e prontos que podem ser aplicados a outros alunos. Sejam eles no papel ou no aplicativo.

Treinos com pesos corporais: Métodos e rotinas de treinamento focados em força, mobilidade e equilíbrio, visando a saúde, a autonomia e a prevenção de acidentes entre o público mais velho, são as principais tendências para o mercado.

As academias combinam essas estratégias, oferecendo um atendimento de excelência e preparando um treino de acordo com o objetivo do aluno, e de quebra ainda oferecem aulas online, caso ele não consiga ir no estabelecimento.

Sistema de gestão completo: onde seja possível cadastrar os alunos, automatizar cobranças, ter um sistema completo de CRM e módulos financeiros, além do sistema Tecnofit possuir tudo isso, ainda oferece diversos relatórios e aplicativos para os alunos e profissionais, aumentando a produtividade e sendo possível gerenciar seu negócio fitness em qualquer lugar do mundo.

Listamos algumas tendências mudaram o mercado durante a pandemia e vieram para ficar:

Fitness on demand: muitos observadores acham que os modelos chamados de “Netflix do Fitness” acabem com as matrículas tradicionais, embora a revolução digital no fitness tenha acelerado nos últimos anos e a cada momento vemos mais e mais alunos chegando nas academias. Aqui o foco seria a compra de aulas online por demanda.

Coaching em saúde em bem estar: profissionais oferecem consultoria e o cliente recebe dicas de treino e alimentação em casa ou na academia.

Tecnologia vestível: São os gadgets ou dispositivos eletrônicos que incluem smartwatches, frequencímetros e dispositivos de rastreamento que contam passos e até monitoram o sono das pessoas. Eles já existem e a cada dia se tornam mais populares, pois esses aparelhos deixam as atividades físicas mais interativas.

A Tecnofit está aqui para te ajudar também nessa missão! Conte com a gente!

Até a próxima!

 

*Os textos produzidos pelo colaborador não expressam, necessariamente, a opinião dos outros participantes da comunidade, sendo 100% de responsabilidade do autor.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você