Dando continuidade a nossa lista de dicas para a inclusão de crianças com autismo nas aulas de Educação Física, trouxe mais cinco pontos importantes para quem trabalha com este público.
- Comunicação alternativa
Uma das áreas afetadas pelo TEA é a comunicação. Muitas crianças não se comunicam da maneira verbal. Para isso existem formas alternativas que vão ajudar você a ter uma comunicação efetiva com essas crianças. O professor deve entender como a criança se comunica e adaptar as suas atividades para tal. Uma maneira fácil para isso é a comunicação com cartões com figuras.
- Tempo extra
Elas podem precisar de um tempo extra para executar uma tarefa motora, principalmente quando um movimento novo é apresentado ou possui muitas variáveis.
- Feedback positivo
Incentivar durante a prática é muito importante. Verbalizar o acerto do seu aluno, seja para um pequeno passo ou um grande movimento, aumenta a vontade dele em permanecer na atividade.
- Passo a passo simples
Forneça poucas informações de uma vez. Não existe um número ideal, até porque, cada criança é única. Evite dar várias instruções ao mesmo tempo, pois elas podem confundir o planejamento motor da criança. Sempre uma instrução de cada vez.
- Relatório de evolução
Faça um relatório da evolução do seu aluno. Assim você consegue comparar como era o padrão motor com seu desenvolvimento atual, constando sua evolução.
Espero que essas dicas possam auxiliar nas suas aulas!
Um grande abraço e até a próxima!