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Melhorar a imunidade, por onde devemos começar?

Melhorar a imunidade, por onde devemos começar?

O sistema imune deve estar fortalecido para combater o vírus, por isso é fundamental manter uma alimentação saudável e balanceada, que supra todas as necessidades do corpo no momento, para evitar a evolução da infecção para formas mais graves da doença e diminuir a letalidade do vírus.

E é óbvio que a alimentação está intimamente ligada à melhora do sistema imunológico.

Para iniciar a conversa, a maior parte das células do sistema imunológico ficam ligadas à parede do intestino. Dali, as células caem na corrente sanguínea e atingem a complexidade do nosso corpo. Mas é ali que boa parte é formada, crescem, se especializam e iniciam seu trabalho. Dito desta forma parece intuitivo pensar que o que comemos alimenta esta malha de células vizinha, certo?

O trato gastrointestinal abriga a maior diversidade de espécies de bactérias no corpo humano. A superfície do intestino humano tem em torno de 400m², uma imensa área de contato com o meio externo, cerca de 100 trilhões de bactérias, 10 vezes mais que a quantidade de células do corpo humano. A microbiota apresenta em torno de 500 espécies bacterianas diferentes.

A integridade funcional do intestino é fundamental para o sistema imunológico, pois componentes da mucosa intestinal como IgA secretora, tecido linfoide intestina (GALT) e células efetores como macrófagos, mastócitos e linfócitos, atuação intensamente no combate as substancias estranhas ao organismo.

A simples ingestão do alimento não garante a biodisponibilidade para serem utilizados pelas células. Portanto, é necessário garantir condições adequadas para que o alimento possa ser digerido, liberando os nutrientes que serão absorvidos pela mucosa e utilizados como “matéria prima” para funções estruturais do organismo.

E como então deixar nossa microbiota 100% eficaz e extremamente funcionante para a melhora da imunidade?

  1. Consumo adequado de fibras: fibras insolúveis, fibras siliveis, ainda fontes como inulina, frutooligossacarídeos e amido resistente.  (frutas, legumes e verduras adequadamente)
  2. Consumo de alimentos prbióticos, probióticos.
  3. Consumo adequado de água, 35ml por kg de peso, mais 300ml por hora de exercício físico.
  4. Diminuição de alimentos que diminuem as bactérias benéficas no nosso organismo como açúcar, farináceos, álcool, gordura trans e glúten.

Tendo esses cuidados iniciais, podemos aí sim ter cuidado em todos os dias termos alimentos que vão ajudar ainda mais a fortalecer a nossa imunidade como:

- Própolis verde: Antibiótico natural, capaz de minimizar efeitos de bactérias, fungos e vírus, pelo fortalecimento da nossa saúde por meio de altos teores de compostos fenólicos, flavonoides e potentes antioxidantes.

- Legumes, verduras e frutas: São de onde nosso corpo retira a maior parte dos micronutrientes (vitaminas e minerais) de extrema importância para reações metabólicas e recuperação corporal do estresse gerado no nosso dia a dia. Aumente principalmente as ricas em vitamina C: acerola, laranja, limão, mexerica, morango...

- Probióticos: kefir, kombucha , leveduras nutricionais, lactobacilos. Irão ajudar a fortalecer a nossa flora intestinal de bactérias benéficas ao nosso corpo e imunomoduladoras, vale lembrar que a nossa imunidade começa no nosso intestino.

- Castanhas: são alimentos ricos em Selênio, que auxiliam a imunidade.

- Temperos naturais: alho, gengibre, cúrcuma, canela, algas. São alimentos extremamente ricos em compostos bioativos que deixarão seu metabolismo mais resistente.

Dessa forma garantiremos um meio adequado para um sistema imune forte e capaz de combater corpos estranhos.

Junto a uma boa alimentação, vale chamar atenção para outros hábitos de vida que complementarão uma boa saúde:

- Dormir no mínimo 7h por noite
- Tomar sol aumentará sua vitamina D
- Evitar excesso de bebida alcoólica
- Atividade física regular
- Manutenção do estresse
- Cuidado com a higiene

Assim você estará fazendo o possível para ficar mais protegido nesse momento!

Até a próxima!

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