[ editar artigo]

O que é Persona e como criar uma para sua empresa fitness?

O que é Persona e como criar uma para sua empresa fitness?

Pode até parecer uma pergunta óbvia para a maioria dos gestores, mas já parou para pensar o quanto você conhece o seu cliente?

A criação da persona é uma estratégia de marketing de extrema importância para impulsionar os resultados da sua empresa. E sim, isso vale para o segmento fitness. Mais do que isso, vale para negócios fitness de TODOS OS PORTES - desde um Personal Trainer, um estúdio, um box de Crossfit ou até uma rede de academias.

Faz parte dessa estratégia entender as reais necessidades e dores dos clientes, e assim, fica muito mais fácil saber como atingi-los de maneira eficiente. Para complementar sua leitura, veja também sobre como conhecer seu cliente.

Então, vamos começar com alguns conceitos:

O que é Persona?

Também conhecida como Buyer Persona, o que significa algo como a “pessoa que compra” - o seu consumidor. Por isso, é fundamental que seja sempre baseada em dados reais, e descreva em detalhes quem é o seu cliente ideal/aluno.

Essa criação deve contar com histórias e características específicas, que trazem um pouco das motivações, preocupações, objetivos e desafios que o seu cliente possui. Isso te ajudará a compreender de forma mais clara quem são os seus alunos, ou potenciais alunos, e o que exatamente eles precisam e buscam com o seu negócio.

Mas qual é o impacto disso? É uma decisão que influencia todas as ações de marketing e vendas, já que fica mais assertiva a abordagem e conversa feita com as pessoas mais interessadas nos serviços que você oferece. Ou seja, a chance das vendas aumentarem também cresce!

Qual a diferença entre Persona e Público-alvo?

Tá, mas você pode estar se perguntando “eu sei quem é meu público, então qual é a diferença?”.

O público-alvo é apresentado em dados e informações de segmentação mais genéricos e amplos, pois considera dados comuns de uma parcela da população. Abaixo, confira um exemplo para entender melhor. Já a Persona representa de forma humanizada e aprofundada o seu cliente, ou seja, mostra os hábitos diários, os desafios, quem o influencia, onde ele busca informações, o que o faz optar por uma academia, entre outros pontos. E para descrever tudo isso de forma clara, é criada uma história com características detalhadas/personalizadas. Você consegue dar um rosto à ela, criando uma imagem da pessoa para quem vai direcionar suas ações. Veja um exemplo com a diferença entre os dois:

Como extrair resultados criando a Persona?

Sabendo exatamente os hábitos, os desafios do dia a dia, as frustrações e as necessidades que o seu cliente tem, você conseguirá adequar melhor seus posts em redes sociais, as campanhas que cria internamente, os programas para engajamento dos alunos, etc etc etc. Ou seja, falará o que seu cliente precisa e o que seu prospect (potencial aluno) se interessa. E qual a consequência? Maior conversão e retenção, simples assim.

Como criar uma Persona?

Um ponto muito importante é que você não precisa se limitar a apenas uma única Persona. É possível ter mais de uma, visto que dependendo das modalidades e atividades que você oferece, terá grupos de alunos com perfis bem diferentes. Apenas garanta que cada uma delas represente um grupo significativo de clientes. Não se empolgue e crie dezenas, pois isso não será estratégico, ok?

Então, vamos a um breve passo a passo:

1- Faça entrevistas e pesquisas para conhecer o seu aluno. Você pode selecionar uma amostra para isso. Veja um exemplo de roteiro de perguntas que você pode fazer:

  • Idade;

  • Cargo/profissão;

  • Hábitos;

  • Frustrações;

  • Desafios;

  • Hobbies;

  • Estilo de vida;

  • Quais mídias preferem;

  • Quem os influencia;

  • Quais tecnologias usa;

  • Onde busca informação;

  • Critérios de decisão na hora da compra.

2- Após interpretar os dados obtidos, procure identificar pontos comuns entre as respostas.

3- A partir disso, você irá estruturar os perfis.

4- Em seguida, crie uma narrativa e dê vida a eles! Isso inclui atribuir um nome, idade, profissão, descrição do cotidiano, hábitos, desejos, interesses, frustrações… É realmente contar uma história, o que fará com que o perfil ganhe realidade.

5- Se possível, valide as personas criadas com seus colaboradores que têm contato direto com os alunos, como recepcionistas e professores.

6- Quando tudo estiver devidamente alinhado, apresente para sua equipe.  

Ter personas bem definidas ajudará para que você se identifique ainda mais com o seu público. Com isso, ficará mais fácil atrair novos clientes para o seu negócio, além de oferecer melhores experiências aos que já são seus alunos, mantê-los engajados e investir em estratégias de fidelização mais assertivas.

Tenha ótimos resultados e até a próxima!

Redação Tecnofit

Interação Fitness
Tecnofit Tecnologia
Tecnofit Tecnologia Seguir

A Tecnofit é responsável pelo desenvolvimento do software online mais moderno e completo para gestão de negócios do segmento Health & Fitness. Fornece sistema de gestão e aplicativos para o gestor e alunos de todo o Brasil.

Ler matéria completa
Indicados para você