Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

PERSONAL TRAINER: REQUISITOS DE UM BOM PROFISSIONAL

PERSONAL TRAINER: REQUISITOS DE UM BOM PROFISSIONAL
ANDRE HAUER
fev. 15 - 4 min de leitura
000

Qual a primeira imagem que vem a cabeça quando você ouve a palavra Personal Trainer?

Um cara fortão, de boné e regata ou aquela mulher com top mostrando sua barriga de tanquinho? 

Não é difícil encontrar inúmeros perfis em redes sociais de alguns profissionais expondo seus corpos conquistados com muito "suor", afinal é uma atividade que exige do corpo, e rede social pode tudo. 

Mas não seria mais fácil motivar alguém para começar a se exercitar, que não seja mostrando o tamanho do bíceps?

Ser orientado por um Personal Trainer está na lista das TOP 10 atividades de tendências fitness de 2019 de acordo com o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), mas parece que ainda existe uma imagem distorcida para "alguns" profissionais da área de Educação Física entre o que é realmente ser um Personal. 

De um lado, a sociedade cada vez mais sedentária e do outro, supostos profissionais, tentando impressionar ou motivar pessoas a fazer exercícios, mostrando o abdômen definido.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) um em cada 4 adultos é sedentário.

A OMS lança compromisso para diminuir a falta de atividade física no mundo em 15% até 2030. Inatividade onera assistência em US$ 54 bilhões anuais, diz entidade.

Mas o que é ser ativo para a OMS?

Para ser uma pessoa ativa, é necessário praticar 150 minutos de atividade física aeróbica moderada por semana

Para os adolescentes, a recomendação é de 60 minutos de atividade moderada à intensa todos os dias.

Fonte: WHO - Global Action Plan on Physical Activity (2018-2030)

Não é preciso muito ( 3 x semana 50 minutos) para ser uma pessoa ativa, além do que, inúmeras são as oportunidades para um indivíduo sair do sedentarismo.

Porém, fica a dúvida de quais devem ser as principais caraterísticas de um profissional exemplar, para auxiliar na mudança de comportamento e adesão a pratica de exercícios?

Pensando nisso, segue alguns requisitos fundamentais para o profissional ideal:

REGISTRO

Em primeiro lugar, se estiver no Brasil, o Personal Trainer deve estar registrado no CREF (Conselho Regional de Educação Física). Somente profissionais formados e com registro válido podem atuar nessa área.

REFERÊNCIAS

O bom e velho boca-a-boca é importante na hora de escolher um Personal Trainer,   tenha um bom relacionamento com amigos, o coordenador da sua academia, clientes enfim, sua network, apresente algumas referências sobre o seu trabalho.

AULA EXPERIMENTAL

Ofereça uma aula experimental para que os clientes possam conhecer os métodos de treino e verificar se o seu perfil do profissional está de acordo com o objetivo do cliente. 

PROGRAMA DE TREINAMENTO

O programa de treinamento deve levar em conta a rotina e estilo de vida do seu cliente, com objetivos claros de curto, médio e longo prazo. Realizar acompanhamento constante, com avaliações físicas periódicas é fundamental.

HORÁRIOS E PRAZOS

Estipule uma frequência semanal com seu cliente, tenha em mente que os resultados não acontecem em 30-45 dias, estipule prazos de acordo com os objetivos com pelo menos 3-6 meses de treinamento, para ter resultados mais satisfatórios.

REDE SOCIAL

Cuidado!!! Imagem e quantidade nem sempre é tudo. Mas vale um bom profissional com poucos seguidores, do que um com mais de 30 mil e menos 100 curtidas em suas postagens. 

ATUALIZAÇÃO

O profissional moderno de Educação Física está em constante desenvolvimento, participa de cursos, congressos e tem conhecimento em outras áreas como Psicologia, Coaching, Comportamento, Marketing, Comunicação, Gestão, Administração e Planejamento. Além da sua formação básica nas áreas de Treinamento, Fisiologia e Nutrição, não limitando-se apenas a contar o número de séries ou repetições.

APRESENTAÇÃO PESSOAL

Requisitos básicos como pontualidade e estar em forma parecem esquecidos por muitos profissionais, ter a sua marca própria pode deixar boas e más impressões sobre você. Invista em sua comunicação, cuide do seu corpo, seja o seu cartão de visitas e cuidado para não deixar uma imagem negativa por onde passa, isso pode prejudicar os demais profissionais. 

E VOCÊ, PERSONAL? 

Se faz sentido estas questões para "estimular" quem ainda não aderiu a um programa de exercício, talvez seja isso que ELES PRECISAM ENCONTRAR EM VOCÊ para mudar seus hábitos, do que ficar disputando aluno dentro das Academias.

COMPARTILHE COMIGO SUA PERCEPÇÃO E VAMOS CONSTRUIR NOSSO SEGMENTO AINDA MAIS PROFISSIONAL E CONVERTENDO EM RESULTADO PARA TODOS.

Um grande abraço e até a próxima!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você