Tenho uma pergunta para você que trabalha como Personal Trainer: você faz contrato com seus clientes? Mas, antes de responder essa dúvida, pense nessas situações:
Você tem problemas com faltas, cancelamentos e atrasos com pagamento dos clientes?
Todo mês têm clientes querendo repor aulas e no final você não sabe como cobrar?
Vou tentar te ajudar a esclarecer essas dúvidas no vídeo:
Já falamos também sobre como definir o preço ao apresentar seus serviços, e agora chegou a hora de mostrar quais são as regras do jogo, para que você não tenha inconvenientes ou problemas futuros com seus clientes.
PLANO X PRAZOS
De acordo com o plano escolhido (mensal, trimestral, semestral ou anual), defina o prazo e deixe claro as opções de renovação automática ou uma nova opção de plano, caso necessite de algum ajuste para continuidade dos serviços.
LOCAL X DIAS E HORÁRIOS
Defina os dias, local e horários para realizar as atividades. Deixe claro que o cliente está contratando para estas datas (pode ter alguma falta ou ajuste) mas, aquele horário é dele e de mais ninguém. Assim você evita problemas com mudanças e cancelamentos.
PAGAMENTO
Após definir o período para os treinos, estipule as condições e as formas de pagamento, que podem ser: no inicio, à vista ou após os 30 dias da prestação do serviço.
Se o cliente optar pelo pagamento em débito em conta, boleto ou cartão de crédito recorrente, também existem empresas que podem te ajudar nisso hoje em dia, facilitando este processo, como o Sistema Tecnofit.
REPOSIÇÃO
Se houver aula de reposição, escolha uma maneira que seja vantajosa para você e seu cliente, ESTIPULE UM LIMITE de aulas por mês. Caso contrário, descarte essa hipótese e defina qual a melhor forma para você.
SUSPENSÃO X CANCELAMENTO
Eventualidades podem acontecer, mas, deixe claro que em caso de suspensão temporária as mensalidades podem ser cobradas normalmente para manutenção e garantia do horário assim que o aluno retorne às atividades.
Em caso de cancelamento por qualquer motivo (justificado ou não), quando foi feito o pagamento antecipado das mensalidades, o habitual é cobrar algo em torno de 30 a 40% do valor das mensalidades vendidas como devolução. Se o pagamento não foi antecipado, nada mais justo do que um comunicado expresso com 15-30 dias de antecedência e o pagamento de pelo menos 1 mensalidade para que você não saia lesado, afinal, vocês estipularam um prazo e se organizaram para que os objetivos fossem atingidos e imprevistos acontecem.
Grande abraço!