Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

PILATES CLÁSSICO X PILATES CONTEMPORÂNEO

PILATES CLÁSSICO X PILATES CONTEMPORÂNEO
Luiza Queiroga
mar. 15 - 2 min de leitura
000

Um dos questionamentos que surge aqui no studio é sobre a diferença entre o Pilates Clássico e o Contemporâneo. Por vezes, os profissionais da área também não têm clareza acerca de cada linha de trabalho.

PILATES CLÁSSICO

O Pilates Clássico é o mais parecido possível com o trabalho original que Joseph Pilates desenvolveu em meados de 1915 e aprimorou até seu falecimento em 1967. Deixou seu legado para os 12 “elders”, geração de instrutores que conviveu diretamente com ele, e estes foram transmitindo seus conhecimentos conforme o que aprenderam.

O atendimento clássico inclui execução dos exercícios originais na ordem em que foram propostos por Joseph. Alguns exercícios da série podem ser omitidos do trabalho para dar fluidez ao atendimento, mas não devem ser mudados de ordem.

As aulas são em turmas em que todos realizam os mesmos movimentos ou individuais. Uma característica forte do Pilates Clássico é a posição da pelve em retroversão (encaixada) durante a prática. Esta característica é bem evidenciada também por conta do trabalho de Joseph com seus elders, em sua grande maioria, bailarinos. Posição essa muito utilizada no ballet clássico.

PILATES CONTEMPORÂNEO

O Pilates Contemporâneo se baseia no trabalho original de J. Pilates, utiliza seus princípios, mas constantemente vai se modernizando e ajustando seus exercícios se baseando em pesquisas mais recentes e tem muita influência da fisioterapia e biomecânica.

Muitos exercícios parecem os originais, mas muda a forma de corrigir e o foco da correção. Muitos outros exercícios também foram adicionados ao repertório a fim de variar, adaptar e reabilitar.

Os atendimentos são personalizados, mas não necessariamente individuais. As aulas são adaptadas caso a caso de acordo com os objetivos e/ou restrições, dessa forma o método ficou mais acessível para todo público.

No atendimento contemporâneo, percebe-se também o uso de acessórios para gerar assistência ou resistência ao movimento. Em geral, o Pilates Contemporâneo trabalha com pelve neutra (em posição anatômica).

 

No Brasil, apenas Fisioterapeutas e Educadores Físicos são habilitados para atendimentos de Pilates. Há muitas formações, com diversas cargas horárias, sem muita regra. Portanto, recomendo que, enquanto cliente/aluno, faça uma pesquisa e pergunte ao studio que linha de trabalho segue!

Enquanto profissional, pesquise qual a linha de trabalho do curso antes de fazer a formação e escolha o melhor para o seu público!

Até a próxima!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você