[ editar artigo]

Você sabe como remar?

Você sabe como remar?

Você sabe para que serve aquela alavanca que fica ao lado do Remo? Ela se chama damper. A função dela é regular a entrada de ar, que por sua vez cria resistência na ventoinha que está dentro do remo. Quanto mais alto o damper, mais ar vai entrar e mais resistência haverá na sua puxada, no entanto isso não significa que você vai remar mais.

Imagine a resistência de ar como você colocando metade da sua mão dentro da água e fazendo um movimento. Ele vai ser rápido, pois há pouca resistência, diferente de quando você coloca até o seu cotovelo na água, quando gera mais resistência, porém com menor velocidade e você precisa fazer mais força.

Para ter uma remada eficiente, você deve fazer a fase da puxada com potência e descansar na volta, isso deve se manter em um ritmo de 24-28 puxadas por minuto, que pode ser verificada no canto superior direito da tela do remo.

Não existe um damper ideal, você precisa testar e ver com qual você se adapta melhor. Remadores profissionais usam o damper entre 1-4.

O damper no 10 é sugerido para realizar um treino de força, em que o objetivo é desenvolver força específica para o movimento da remada, mas essas séries devem ser curtas para que não haja perda da qualidade do movimento e possíveis lesões futuras.

 

Comente aqui se ficou alguma dúvida, quero esclarecer todas elas!

 

Interação Fitness
Bruno Razera
Bruno Razera Seguir

Formado em Educação Física com intercâmbio na Universidade de Coimbra. Hoje, Bruno Razera é sócio da Rise Bootcamp, BRIEF Effort Club e Crossfit Barigui, onde exerce o cargo de coordenador técnico. Todas as empresas são do ramo fitness.

Ler matéria completa
Indicados para você