Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Você sabia que controlar sua respiração diariamente tem efeitos incríveis no seu corpo e mente?

Você sabia que controlar sua respiração diariamente tem efeitos incríveis no seu corpo e mente?
Luana Franco da Luz Fabiano
jan. 15 - 3 min de leitura
000

O diafragma, principal músculo da respiração, divide a cavidade torácica da abdominal, é responsável pela manutenção da postura e sua mobilização miofascial além de melhorar a capacidade respiratória, auxilia no trânsito intestinal, na circulação de retorno e descompressão lombar.

Quando o diafragma está encurtado e hipertônico, pode gerar compressão de vértebras, órgãos internos, má postura e abdômen protuso. Um dos maiores pesquisadores da meditação e do poder das crenças na promoção da saúde, estimou que 60% das consultas médicas poderiam ser evitadas se as pessoas apenas usassem a mente para combater as tensões.

O treinamento da consciência respiratória tem efeitos positivos nos sistemas nervoso e metabólico, como também nos processos cognitivos. Estudos sobre os efeitos da respiração intercalada por fases da apneia no controle e resposta inibitória (processo cognitivo que ajuda a interromper, ou não, o comportamento) revelam que praticar uma sessão de exercícios de consciência respiratória e uma sessão de exercícios respiratórios combinados com apneias pode melhorar a resposta inibitória de forma imediata, os quais são atribuídos ao efeito de relaxamento e equilíbrio do sistema nervoso autônomo.

Mudar conscientemente a maneira como respiramos envia sinais para o cérebro ajustar o ramo parassimpático do sistema nervoso, que pode diminuir a frequência cardíaca e a velocidade da respiração, promovendo sensação de calma, e também do sistema simpático, que controla a liberação de hormônios do estresse como o cortisol.

Durante o treino do Low Pressure Fitness (LPF), o praticante realiza apneia expiratória, com a abertura das costelas, sucção abdominal e elevação do diafragma, o que causa o levantamento dos órgãos internos através da tração dos pilares do diafragma. A aspiração diafragmática combinada com posturas específicas promovem uma descongestão na cavidade pélvica ao mesmo tempo que recruta os músculos profundos do core e regula a pressão interna das cavidades abdominal, torácica e pélvica.

A pratica regular e sistemática do método melhora o padrão respiratório e com isso, minimiza quadros de ansiedade e estresse crônico. Trabalhamos a respiração consciente, rítmica e controlada que é também um dos fundamentos do treinamento de ioga, ambas as práticas valorizam muito o treinamento das três fases respiratórias: inalação, expiração e apneia. 

Mudar conscientemente a maneira como você respira equilibra o sistema nervoso simpático e parassimpático (SNP) e como a pratica do LPF associa pautas posturais, também reprograma seus músculos do core para trabalhar em um nível subconsciente durante suas atividades da vida diária e pratica esportiva. Além de promover uma sensação de calma  e controlar a liberação de hormônios do estresse como o cortisol.

 

*Os textos produzidos pelo colaborador não expressam, necessariamente, a opinião dos outros participantes da comunidade, sendo 100% de responsabilidade do autor.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você