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6 benefícios do fortalecimento muscular para corredores

6 benefícios do fortalecimento muscular para corredores

A corrida é uma atividade prazerosa, sinônimo de liberdade e atua tanto na saúde física como na saúde mental. Uma pesquisa realizada pela Asics, em junho deste ano, mostrou não só que o número de corredores aumentou durante a pandemia, mas também que para 88% dos praticantes ela é fundamental para espairecer a mente.

Isso é fantástico! Temos um número maior de pessoas que, frente à necessidade do isolamento, encontrou na corrida uma alternativa saudável para se manter bem física e mentalmente.

E para que essa prática possa ser realizada com mais conforto, segurança e longevidade, uma dica importantíssima é fortalecer.

Para o nosso corpo, a força é um componente de extrema importância. A força pode ser entendida como a capacidade muscular de gerar tensão. Esta tensão, por sua vez, pode ser aplicada de diferentes formas e nos permite movimentar nosso corpo, mover objetos, saltar, empurrar, puxar, resistir a pressões ou sustentar cargas.

Quando nossos músculos se tornam mais fortes, nossos movimentos são realizados de maneira mais eficiente, com mais segurança e com menor gasto energético. Isso porque níveis mais elevados de força muscular significam menos necessidade de ativação muscular para mover a mesma carga, o que significa menor demanda de energia para o mesmo esforço.

E músculos que não são estimulados a fazer força, perdem força. Por isso a importância de manter um trabalho de qualidade de fortalecimento.

E para os corredores os benefícios são vários, quer ver?

Os benefícios do fortalecimento muscular para praticantes de corrida

  1. Auxilia na prevenção de lesões: o reforço muscular confere ao corpo melhoria da capacidade de suportar as cargas externas provenientes das atividades de impacto, bem como amenizar os desequilíbrios musculares oriundos da repetitividade do gesto motor da corrida;
     
  2. Melhora a composição corporal: o trabalho de força irá estimular o aumento de massa muscular. Não se assuste. Você não irá se tornar um fisiculturista por fazer exercícios de força. Este aumento de massa muscular não será exagerado e certamente ajudará o corredor a diminuir seu percentual de gordura e melhorar sua composição corporal;
     
  3. Melhora o desempenho: isso está ligado à melhor capacidade de movimentar cargas com menor gasto de energia. O aumento da eficiência de produção de força no músculo será projetado no aumento da eficiência do gesto motor, aumentando a performance e consequentemente fazendo o corredor correr mais rápido;
     
  4. Melhora a postura: além do esporte em si, ter uma boa postura é essencial para o dia a dia, pois a execução das tarefas fica mais segura e eficiente. O fortalecimento tende a melhorar a postura do corredor, que será bem aproveitada no cotidiano e de grande ajuda durante o esporte, além de prevenir lesões ou desconfortos decorrentes de uma postura incorreta;
     
  5. Aumenta a disposição e bem-estar: com a melhora da eficiência dos gestos motores e da resposta positiva do corpo com o treinamento, o indivíduo se sentirá mais apto, confiante e seguro para realizar suas atividades, aumentando sua percepção de disposição e bem-estar;
     
  6. Auxilia na Estética: o público da corrida, em sua maioria, é menos ligado aos fatores estéticos e aparência como normalmente é o público das academias e de outras atividades fitness. Mas se você possui objetivos estéticos associados ao seu treinamento de corrida, saiba que o fortalecimento é peça chave nesse processo. O aumento da massa magra e do tônus muscular, em conjunto com a diminuição do percentual de gordura e melhora da postura, irão contribuir para que você seja um corredor mais esbelto. Assim além de pontos com a saúde, você também marca pontos com o espelho.

Não há razões para não fortalecer.

Se você quer correr melhor, lesionar menos, aumentar a disposição e bem-estar,  sentir-se preparado para o dia a dia e ficar mais bonito(a), fortaleça! Você só tem a ganhar!

 

*Os textos produzidos pelo colaborador não expressam, necessariamente, a opinião dos outros participantes da comunidade, sendo 100% de responsabilidade do autor.

Interação Fitness
Jhomyr Modesto
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Personal Trainer (CREF 022900-G/PR) graduado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Desde 2011 atuo no segmento do fitness, especificamente com treinamento funcional e corrida de rua.

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