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A importância do bom atendimento no negócio fitness: 6 dicas de peso!

A importância do bom atendimento no negócio fitness: 6 dicas de peso!

A primeira impressão de todo novo cliente é o resultado da experiência que ele tem no atendimento.

Marcante em qualquer momento do relacionamento com o serviço, um atendimento de qualidade é a base para que o aluno se sinta à vontade e bem-vindo ao seu negócio fitness.

Quando o atendimento é excelente, os elogios vêm naturalmente - assim como as recomendações do seu negócio para outros potenciais alunos.

Porém, um eventual deslize nessa relação, principalmente já no início, pode trazer consequências negativas e irreversíveis para a imagem da empresa como um todo.

Tanto que esse tipo de falha pode representar um desafio maior para a retenção ou conversão desse aluno. A repercussão de um equívoco é sempre mais barulhenta, sobretudo com o fácil acesso às redes sociais.

Como ter um atendimento de excelência em um negócio fitness?

Fizemos um guia com os principais pontos de atenção que o gestor deve ter para formar e gerir uma equipe dedicada ao atendimento de clientes.

Nossa lista contempla 6 tópicos principais, com insights valiosos para você transformar a teoria em prática. E a prática contínua em resultados para sua empresa!  

Boa leitura! 

1. Escolha as pessoas certas para essa função

Montar uma equipe de atendimento é mais do que escolher profissionais baseados em critérios puramente técnicos ou físicos. Há a necessidade de um olhar diferenciado, preferindo um perfil pessoal que possa desempenhar uma interação de qualidade com o seu aluno.  

A partir dessa perspectiva, o funcionário deve ser:

  • Simpático e atencioso - um atendente deve estar sempre pronto para esclarecer dúvidas e receber pessoas de maneira acolhedora.
  • Disponível e com uma comunicação clara, tanto verbal quanto escrita
  • Ser proativo e ter bom senso

Quando estamos lidando com pessoas, é muito comum que apareçam situações inesperadas e, por muitas vezes, inusitadas.

Mesmo que a equipe esteja super treinada e entrosada, algumas situações são praticamente impossíveis de prever.

Por isso a importância em ter pessoas comprometidas em resolver os problemas dos clientes, com discernimento para avaliar o que fazer em cada caso.

2. Mantenha sua equipe treinada

Como falamos anteriormente, a excelência no atendimento depende da composição acertada da equipe (qualidade dos contratados) e, também, de muito TREINO.

Esses funcionários serão a cara do seu negócio. Por isso, o foco principal de instrutores, nutricionistas, professores e equipe administrativa deve ser o de trabalhar para que o aluno esteja sempre satisfeito.

Oriente-os sobre as abordagens mais básicas da comunicação com os clientes. Uma postura profissional e com foco no atendimento personalizado é essencial.

Assim, cada um dos alunos consegue perceber que sua rotina de exercícios e evolução estão, desde a entrada na unidade, sendo bem recebidas pela equipe, com receptividade, e sendo também acompanhadas de perto pelos instrutores e professores com boa disposição.

Outro detalhe importante é o uniforme.

O aluno terá dificuldade em pedir auxílio sobre qualquer questão de ordem física ou sobre o funcionamento da academia, por exemplo, se não puder identificar o funcionário como tal.

Então, uniforme sempre! Isso dá ao cliente segurança, além de valor agregado ao estabelecimento - uma empresa que é extremamente profissional em tudo o que faz e oferece.

3. Tenha um roteiro de atendimento

Quando o gestor está a frente de uma equipe comprometida com os resultados, o caminho para a longevidade do negócio está sendo pavimentado com sucesso.

Porém, desenvolver um roteiro de atendimento e preparar a equipe a segui-lo o mais fiel possível pode garantir uma jornada de sucesso.

Uma maneira de padronizar o atendimento, em algumas situações, é seguir os seguintes passos, nessa ordem:

  • Conheça o cliente - para saber exatamente que tipo de outros serviços/produtos ele pode desejar consumir;
  • Apresente o serviço de maneira eficaz - é a oportunidade de causar uma boa impressão sobre os extras do seu negócio;
  • Crie uma sintonia com o cliente - aprofunde um pouco o diálogo para estabelecer uma ligação com ele;
  • Ofereça algum tipo de vantagem - procure indicar que a conversa será lucrativa para ele;
  • Agradeça à atenção - mesmo em caso de insucesso. Desta forma, as portas ficam abertas para uma nova investida no assunto.

4. Cuide da interação Cliente x Funcionário

Uma iniciativa que faz toda diferença é facilitar e dar qualidade ao diálogo entre profissionais e alunos. Por isso, é fundamental que os funcionários se familiarizem com os clientes o quanto antes - especialmente aqueles que visitam a academia com mais regularidade.

Do lado do gestor, uma boa prática é deixar os nomes e funções de seus professores e instrutores, de alguma maneira, visíveis no uniforme. Todos esses detalhes são super relevantes para derrubar qualquer barreira na comunicação, por menor que ela seja.

Dica:

Lembre-se que problemas técnicos ou qualquer outra dificuldade enfrentada pelo cliente despertam sentimentos de frustração.

Essas emoções podem variar de um simples aborrecimento à frustração total, dependendo do problema ou relevância da atividade. Por isso, faça com que sua equipe interaja, também, emocionalmente com o cliente.

Com certeza, a partir deste momento, o cliente se sentirá mais conectado e positivo em relação ao funcionário e, sobretudo, ao seu negócio.

5. Invista no atendimento diferenciado  

Conseguir clientes em um mercado tão concorrido, como o da área fitness, será sempre um desafio.

Por isso, quando essa etapa é bem executada pelo seu time - desde a recepção -, o que poderia ser uma dúvida na cabeça do novo cliente passa a ser, então, a escolha mais certa.

Além de ser um critério de desempate poderoso a favor do seu negócio, também conta pontos preciosos para a retenção de alunos.

Sendo assim, comunique seus diferenciais com maestria. Uma das principais formas para assegurar que isso ocorra é por meio de campanhas de marketing e ações de divulgação. Nesta etapa você pode

vender os diferenciais do seu espaço por meio de campanhas pagas no Facebook, por exemplo. Como referência, o dono do negócio pode criar alguns benefícios, como:

  • Professor 24 horas (atendimento ao vivo e whatsapp)
  • Canais exclusivos para novos matriculados
  • Instrutores capacitados para alunos com deficiência
  • Atendimento com hora marcada
  • Avaliação física sempre gratuita

Enfim, esses são apenas alguns exemplos do que pode ser feito para se destacar frente aos concorrentes. Para tal, é importante que o gestor tenha total conhecimento do seu público atual - bem como o perfil de cliente que ele pretende atrair para a sua academia.  

6. Supere as expectativas

Alunos novos fidelizam com mais qualidade quando o atendimento vai além e faz algo especial para agradá-los. As academias podem, por exemplo:

São ações como essas que dão certeza aos seus clientes de que eles estão experimentando um serviço personalizado e de qualidade. Mais uma vez, eles não hesitarão em recomendar o seu negócio para amigos e elogiar a sua academia nas redes sociais.

Conclusão

Capacitar funcionários para um atendimento de excelência aumentam, e muito, as chances do seu negócio prosperar. Especialmente a partir do boca a boca espontâneo e positivo, gerado pelos seus atuais alunos.

Além disso, você pode contar com um sistema como Tecnofit para ajudar seu negócio a otimizar a gestão do atendimento da sua academia, em todos os níveis.

Entre em contato com a nossa equipe para saber mais!

Redação Tecnofit


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