Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

7 dicas infalíveis para ter total controle do seu negócio fitness

7 dicas infalíveis para ter total controle do seu negócio fitness
Tecnofit Tecnologia
set. 12 - 6 min de leitura
000

O sucesso de uma academia, box ou studio vai muito além de ótimos equipamentos, professores capacitados e espaço para exercícios.

Embora esses aspectos sejam cruciais, a construção de um negócio passa pela habilidade do gestor em gerenciar - e muito bem - as finanças do empreendimento.

Manter o controle do orçamento com boas práticas financeiras e de contabilidade pode auxiliar a conduzir, de maneira eficaz, o rumo do negócio. Mas por que?

Porque é a única maneira de garantir que seu dinheiro esteja sendo usado adequadamente. Se você não tem um controle detalhado, em algum momento da sua jornada - como gestor ou dono do negócio - essa desorganização vai afetar negativamente a sua receita.

Então, o que fazer?

A Tecnofit separou algumas dicas para você, com itens que consideramos importantes para a boa gestão do negócio, mas com foco total no controle de orçamento. Vamos lá?

 

1. Diversifique produtos e serviços

tecnofit_dicas_para_o_seu_negócio

Novas matrículas e mensalidades é o porto seguro para qualquer negócio neste segmento. Mas, para aproveitar ao máximo as finanças da sua academia, studio ou box de CrossFit, o gestor deve considerar a venda de itens como bebidas energéticas, suplementos, vestuário entre outros produtos que tenham relação com o segmento em questão.

Em termos de serviços, reserve um tempo para discutir novas ideias para aulas ou treinamento pessoal especializado. Tenha em mente que a variedade retém mais alunos, traz novos clientes e, por consequência, aumenta as vendas.

 

2. Planeje estrategicamente

tecnofit_dicas_para_o_seu_negócio

Faça projeções realistas para a receita do seu negócio, com base em preços e ações bem pensadas. Um plano mensal ilimitado pode ser apropriado para uma academia maior e com mais membros, mas pode não ser uma boa sacada para um studio ou escola de natação, por exemplo.

A questão dos descontos, especialmente quando você está abrindo o seu negócio fitness, também deve ser tratada com cuidado. Procure minimizar um pouco esses benefícios no início, para que depois possa praticar os preços normais dos serviços, sem dificuldades.

Outro ponto importante é a precificação da sua mensalidade. Não tome só como referência o preço do concorrente para estipular o seu. Estude o seu público, considere o tipo de equipamento, serviço, despesas (principalmente aluguel e folha de pagamento), quantidade de alunos e demais características para compor o preço da sua mensalidade.

 

3. Considere a margem de lucro

Depende muito do ramo, das metas de expansão e de uma série de outros fatores como a economia, etc. Áreas com quase nenhum custo indireto, como Consultoria, têm margens de lucro maiores do que, digamos, uma academia, que paga custos de instalações, folha de pagamento e assim por diante.

Para uma empresa da área fitness, uma margem de lucro a partir de 20% começa a ser considerada adequada. É partir deste número que o gestor, junto com as despesas, consegue enxergar o quanto ele precisa vender para conseguir os resultados traçados e cobrir o risco de investimento.

 

4. Maximize o espaço

tecnofit_dicas_para_o_seu_negócio

Qual é a maneira mais eficiente de projetar o seu negócio? Os vestiários, salões e áreas de armazenamento estão do tamanho certo? Existe a possibilidade de separar uma área para a loja ou uma sala de treinamento especial?

Maximizar o espaço e os recursos é fundamental para gerenciar a saúde financeira da sua empresa fitness. Quer um exemplo? Invista em iluminação eficiente para reduzir os custos. As luzes LED podem custar mais, no entanto, apresentam uma durabilidade muito melhor que os outros tipos de lâmpadas do mercado.

 

5. Incentive sua equipe com bônus

tecnofit_dicas_para_o_seu_negócio

Uma ótima maneira de fazer com que todos estejam envolvidos nos objetivos que você tem para o negócio, é o de vincular bônus de desempenho para as metas atingidas. Assim, no início do ano, quando você planejar o orçamento anual, a sua equipe estará alinhada e totalmente engajada no que deve ser feito para que os resultados sejam alcançados.

 

6. Atualize seu orçamento

Revise mensalmente seu orçamento, atualizando-o com base no desempenho e nas despesas do seu negócio no mês anterior. Dê uma olhada na sua previsão de vendas. Há algum indicador que você precise mudar para cobrir necessidades adicionais de equipamentos ou de pessoal?

Olhe para as suas despesas - elas estão sob controle ou você precisa cortar e realizar ajustes em certas áreas? Com base nessa avaliação faça as alterações e, em seguida, aguarde para ver o impacto que isso tem nos seus rendimentos e lucros - mensalmente e por ano.

Por exemplo, se você está investindo pouco em marketing, então, procure ajustar seu orçamento, aumente os recursos direcionados para essa área e veja o que acontece no próximo mês ou em um período de seis meses.

Em seu próximo ciclo de análise, verifique se o seu negócio está obtendo um bom retorno em termos de marketing. Como referência, use essas informações para nortear futuras decisões sobre onde alocar seus custos.

 

7. Adote um sistema de gestão

tecnofit_dicas_para_o_seu_negócio

Você pode ter o melhor espaço, equipamentos de primeira linha e os melhores professores da cidade. Mas se não construir boas rotinas de gerenciamento financeiro, atingir o sucesso no seu negócio será um pouco mais desafiador que o normal.

Quando se trata de finanças e contabilidade, um software de gerenciamento de academias é das ferramentas mais importantes que o gestor pode ter. Ele simplifica as operações do negócio e leva a sua empresa para um nível de desempenho muito superior.

Aproveite para falar com a equipe de atendimento do Tecnofit e saiba como o nosso sistema pode ajudar a gerenciar as finanças da sua academia, box de CrossFit, studio, escola esportiva e expandir o seu negócio.

Equipe Tecnofit

 

Leia também:

Como a recorrência ajuda o controle financeiro também do segmento fitness?

10 erros de gestão para você NÃO cometer na sua empresa

O que é CRM e por que ele é importante para o seu negócio?


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você