[ editar artigo]

Bootcamp

Bootcamp

Esse nome está em alta e pode significar muita coisa no meio fitness. De fato, não existe nenhuma marca registrada com o nome bootcamp e sim uma variedade de atividades físicas que levam o nome como definição.

Esse nome já é falado entre os praticantes de atividade física desde os anos 90 nos Estados Unidos e , a partir de 2000 houve um ‘boom’ deste termo no país. Mas vamos entender um pouco mais sobre o que é essa atividade.

Esteiras, pesos livres, bodyweight, outdoor workout.... são palavras chaves que estão atreladas ao bootcamp em uma breve pesquisa no Google. Os exercícios podem ser inúmeros. Crie uma rotina de exercícios ao ar livre com tiros de corrida e calistenia e você pode chamá-lo de bootcamp. Abra um pequeno centro de atividade física com esteiras e dumbbells e você pode chamar de bootcamp. Tudo isso executado em curtos períodos de estímulo, seguido por intervalos de descanso, o que caracteriza um treino intervalado de alta intensidade.

Voltando, vou comentar um pouco sobre como são as tendências desta modalidade para um futuro próximo. Hoje em dia as salas de bootcamp proporcionam ao cliente uma experiência sensorial de alto nível. O aluno, de fato, tem sensações muito diferentes do que simplesmente a prática da atividade física. Com luzes de led e neon, música alta e um professor super animado, o aluno dá o máximo num treino em que alterna tiros na esteira e exercícios de resistência com pesos livres do próprio corpo.

As rotinas variam de acordo com o grupo muscular. Em um dia prioriza-se os braços, no outro as pernas e algum dia da semana rola um fullbody para complementar o treino. Esse é apenas um exemplo de como o bootcamp vem se perpetuando no mercado atual. Outros exemplos parecidos podem ser vistos em diferentes academias. O fato é que usar o nome bootcamp tem sido uma estratégia de marketing, já que o termo está em alta.

 

Até a próxima!

 

Interação Fitness
Bruno Razera
Bruno Razera Seguir

Formado em Educação Física com intercâmbio na Universidade de Coimbra. Hoje, Bruno Razera é sócio da Rise Bootcamp, BRIEF Effort Club e Crossfit Barigui, onde exerce o cargo de coordenador técnico. Todas as empresas são do ramo fitness.

Ler matéria completa
Indicados para você