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Como pensar em promoções para impulsionar seu negócio fitness

Como pensar em promoções para impulsionar seu negócio fitness

É importante começar esse post pontuando que ofertas e promoções ainda são técnicas eficientes, na maioria das vezes.

Porém, em razão das opções de serviços e facilidade de divulgação, a taxa de conversão tem se apresentado muito mais desafiadora para os gestores.

Por que? O cliente, hoje, é um indivíduo com muito mais poder de barganha e escolha.

Antes do e-mail e das redes sociais, ofertas e promoções tiveram um papel importante na condução de como negócios e serviços eram criados e vendidos. Sim, isso é verdade.

Podemos afirmar que tais técnicas eram o carro-chefe no processo de divulgação, atração e retenção de clientes. Era basicamente dessa forma que as empresas se vendiam para o público.

As informações promocionais consistiam de cupons distribuídos em jornais locais ou promoções espalhadas com base no boca a boca.

Hoje, porém, há diversas maneiras de divulgar um negócio ou serviço e, em um segundo momento - que é o que interessa para gente aqui -, promover ou ofertar um produto.

Mas será que você e a sua empresa estão prontos para atrair e reter, com qualidade, os seus clientes por meio de ofertas e promoções?

Separamos quatro questões fundamentais que, se respondidas com convicção, indicarão que o gestor ou o dono do negócio estão no caminho certo em oferecer uma promoção matadora aos seus clientes.

Mas antes uma dúvida que grande parte do público costuma ter, porém quase nunca se atenta em esclarecê-la: qual a diferença entre oferta e promoção?

“Uma promoção é o ato de promover. Colocar em prática uma ação para gerar mais volume de transações de um produto ou serviço. Por exemplo: compre 3 pague 2, compre um serviço e leve grátis outro, compre um produto X e concorra a prêmios. 

Já a oferta é o ato de diminuir o preço, literalmente. Exemplo: um relógio de R$ 450,00 por R$ 399,00.”

Agora que você já sabe a diferença entre oferta e promoção, vamos as perguntas:

 

1. Qual é o objetivo da sua oferta?

negócio_fitness_gestãoVocê está procurando impulsionar as vendas depois de uma semana ou mês de poucas aquisições de aulas, por exemplo? Ou talvez você queira trazer clientes que realizaram aulas experimentais e não voltaram?

Uma ótima oferta sempre beneficiará o seu público e negócio. Ter em mente que esta é uma relação de ganha-ganha é fundamental!

Alguns objetivos mais comuns:

- Trazer fluxo de alunos/clientes em horários "mortos"

- Evitar evasão

- Conquistar novos clientes

Lembre-se que a meta determinará o que irá conter na oferta, o tipo de desconto fornecido, o período de validade e para quem você a promove.

Por exemplo, você pode enviar uma oferta de descontos para cada novo cliente que adquirir as suas primeiras sessões extras, avaliações físicas ou produtos. Isso ajuda o seu negócio a transformar novas matrículas em novos negócios.

 

2. O que é valioso para o seu público?

negócio_fitness_gestãoDepois de ter um objetivo estabelecido, está na hora de decidir se você está pensando em fazer uma oferta ou promoção. Independente da opção, ambas precisam ser valiosas para o seu público.

Oferecer um desconto, cupom ou benefício é uma ótima maneira de chamar a atenção dos seus clientes, sem dúvidas. Mas o que fazer para que sua oferta seja irresistivelmente atraente, em um nível que as pessoas não queiram deixar de se envolver na campanha?

A resposta é simples: planejamento!

Planeje sua oferta ou promoção em torno dos interesses do seu público e, em seguida, coloque em prática no momento adequado.

Uma sugestão para viabilizar esse tipo de ação é fazer parcerias para incrementar as suas ações. Converse com empresas próximas do seu estabelecimento e procure oportunidades que sejam vantajosas para todos os envolvidos.

Exemplo prático:

Pense em uma promoção na qual o cliente que contratar um número X de aulas com você ganhará um desconto de 20% em compras de roupas fitness na loja Y, por exemplo.

Neste caso, a promoção acaba sendo super interessante para você  - afinal, um desconto atrativo pode levar um fluxo de novos clientes para o ponto de venda e se transformar em uma oportunidade de fazer novos clientes também!

 

3. Como você vai promover sua campanha?

negócio_fitness_gestãoAs ferramentas digitais são absolutamente eficazes para promover ofertas e promoções. Pense em estratégias como:

  • Crie um cupom e divulgue por meio de uma campanha de e-mail marketing, por exemplo.
  • Faça posts nas suas redes sociais comunicando a ação. Não se esqueça de utilizar os "stories". Tanto no Instagram quanto no Facebook, a ferramenta tem se mostrado muito eficiente!
  • Comunique por Whatsapp também! O aplicativo de troca de mensagens é um dos mais usados no Brasil e tem uma excelente resposta para esse tipo de ação. Só, claro, tenha cuidado para não cansar seus contatos enviando muitas mensagens seguidas. Utilize o bom senso, ok? :)

Além disso, é sempre fundamental deixar a oferta visível para os seus clientes usando cartazes, adesivos ou outros meios físicos, e não apenas divulgando nas redes sociais.

Dica prática:

Nosso sistema também faz disparo de e-mails e SMS, que facilitam a vida do gestor e contribuem para o sucesso deste tipo de ação. 

 

4. Como você medirá seus resultados?

negócio_fitness_gestãoAcompanhar os resultados de uma ação promocional é fundamental por dois aspectos principais:

  1. É o momento de ver se você conseguiu cumprir o objetivo estabelecido quando começou a planejar a promoção.
  2. Saber exatamente quais foram seus erros e acertos é essencial para fazer ações cada vez melhores e certeiras para seu público.

Mas, como esses resultados podem ser acompanhados?

Nossa dica mais importante é: treine seus funcionários e tenha um controle na recepção para saber quantas pessoas foram convertidas porque receberam uma mensagem no Whatsapp, ou viram um post nas redes sociais.

No sistema Tecnofit, por exemplo, o gestor consegue acompanhar isso, facilmente, por meio de relatórios que fornecem as informações de conversão do alunos em qualquer dos serviços oferecidos pelo seu negócio.

Outra medida muito importante: faça uma pesquisa!

Seja por meio de um formulário do Google, ou com uma ficha que ficará no balcão mais visível do seu estabelecimento. Esse recurso pode ser muito valioso tanto para investigar a eficiência de ações pontuais quanto para entender mais profundamente percepções do público a respeito do seu negócio.  

Se preferir, teste grátis o Tecnofit e experimente a nova funcionalidade de enquetes do nosso sistema. Agora o gestor pode cria uma pesquisa e o aluno responde direto pelo app.

Com isso, o dono do negócio consegue acompanhar o interesse e a satisfação dos seus alunos em relação a serviços, produtos e quaisquer outras questões envolvendo o seu negócio.

Dica prática:

Na hora de fazer uma pesquisa, pense em questões objetivas e curtas. Por exemplo:

Como você conheceu o *colocar o nome do seu estabelecimento aqui*?

( ) Redes Sociais

( ) Indicação

( ) Trabalho aqui perto

( ) Outro. Qual:____

O que fez você se tornar nosso cliente?

( ) Estrutura

( ) Preço

( ) Localização

( ) Professores

( ) Promoção X (coloque aqui a promoção)

Qual a chance de você indicar *colocar nome do seu estabelecimento aqui*?

( ) Muito provável

( ) Pouco provável

( ) Impossível.

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu comentário ou sugestão abaixo!

[Deixe um espaço aberto para que as pessoas possam preencher e dar insights valiosos para seu negócio!]

Agora é só colocar a mão na massa!

Até mais!

Redação Tecnofit

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