[ editar artigo]

Está faltando tempo e tem muita coisa para fazer? Aqui vai uma dica!

Está faltando tempo e tem muita coisa para fazer? Aqui vai uma dica!

Vou contar aqui sobre um treinamento que dei para um grupo de pessoas. 

Quase 95% da turma era do sexo feminino e a idade variava de 25 a 45 anos. A maioria eram mães e algumas estavam divorciadas ou já em outro casamento com novos filhos.

Vida corrida, trabalho, estudos, filhos, novos relacionamentos, separações, perdas e recomeços são situações que, se não faz parte da sua vida, certamente você conhece alguém que já tenha passando por isso.

No grupo, todas as participantes possuíam um alto índice de ansiedade. Muitas sedentárias junto com um pequeno grupo de praticantes de atividade física. Em comum, a sensação de pouco tempo para tantos prazos a serem cumpridos.

Meditar é simples! Basta você direcionar sua atenção para a respiração. Simples, mas não fácil! Você irá se distrair e até esquecer que respira fazendo com que tudo volte para o automático.

O que eu percebo é que os problemas em relação a falta de tempo permanecem para as pessoas mesmo depois delas terem aprendido a conectar seu corpo e sua mente com o mindfulness. Mas, porquê? Falta de disciplina e de treino. Elas acreditam que uma meditação de 20 minutos resolverá tudo e isso não é verdade!! 

Meditar é como escovar os dentes, realizando pequenas pausas de silêncio e contemplação diariamente ao menos 3 vezes ao dia,  percebendo a si mesmo e tudo que está acontecendo em sua volta. Lembra daquela brincadeira de estátua? É mais ou menos isso: Parar e ficar imóvel em silêncio, por apenas 5 minutos, com os olhos fechados e observando a respiração sem se envolver no processo.  Até que nos damos conta que a vida segue, mesmo sem nossa participação. Ou seja, o problema não é falta de tempo, é de prioridade! E essa prioridade leva um tempo, mesmo que seja UM minuto só para você. E aí, consegue?

Cuide-se bem!

Até a próxima.

Interação Fitness
Prof. Moisés
Prof. Moisés Seguir

psicopedagogo e instrutor de yoga e mindfulness em academias, empresas e escolas. Especialista no transtorno de ansiedade utilizando técnicas de mindfulness como estratégia metacognitiva. Autor do livro 'Comer, beber e respirar'.

Ler matéria completa
Indicados para você