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Você já ouviu falar no Método KISS ou Minimalismo Fitness?

Você já ouviu falar no Método KISS ou Minimalismo Fitness?

Quando pensamos em minimalismo, uma das primeiras coisas que vem à nossa mente é ausência de coisas, ou algo do tipo. Essa é uma forma muito superficial e errada de entender esse conceito. Gosto de pensar no minimalismo como uma estratégia de progresso através da simplicidade das coisas, incluindo, obviamente, o exercício físico. 

Uma das maiores influências na forma de observamos o treinamento físico foi durante o período da Guerra Fria, principalmente na década de 70, na Era de Ouro do fisiculturismo. 

As formas, métodos e técnicas utilizados naquele período ainda são muito enraizados na rotina das academias e personal ao redor de todo mundo, o que pode ser um problema para as gerações mais novas, que estão mais apressadas, ansiosas e sem tempo para dar atenção ao exercício físico. 

Se você observar os treinos dos anos 70 ou de academias atuais que seguem essa linha mais “old school”, vai observar treinos longos, de mais de 1 hora, treinos de grupos musculares isolados, muito trabalho de carga e máquinas, entre outros aspectos. 

Minimalist Training

Não estou dizendo que é errado ou que essas metodologias são ultrapassadas, jamais. Eu mesmo sou muito fan da linha “Old School” e de toda sua importância dentro do fitness. Porém, os tempos são outros, e a velocidade e conceito de saúde que as pessoas 

buscam hoje é um pouco diferente de 50 anos atrás. 

Hoje as pessoas procuram otimizar o tempo para acelerar os resultados. E isso coloca muitas questões de metodologias mais antigas em cheque. Essa “aceleração” que vem ocorrendo nos últimos 3 anos fez surgir uma nova linha de treinamento dentro do fitness: o KISS - Keep It Simple Stupid.

 

PRINCÍPIOS DO KISS: MANTENHA-SE SIMPLES

A ideia geral é sempre valorizar a simplicidade dos treinos e as estratégias da periodização, sempre aplicando que toda complexidade desnecessária em relação ao objetivo do programa seja descartado. 

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O minimalismo fitness procura se desenvolver através de quatro fundamentos:  

  • CRONOGRAMAS FLEXÍVEIS 

Não é sempre que seu aluno estará no melhor momento para um treino intenso de perna ou uma corrida em ladeira mais puxada. Muitas vezes ele vai preferir realizar um treino mais regenerativo ou coisa do tipo, o que poderá estar fora do seu planejamento… por isso, seja flexível em relação aos treinos.

  • CONCENTRE-SE NOS FUNDAMENTOS

Antes de testar vários métodos e técnicas de treinamento com seu cliente, procure identificar qual é a base da sua periodização, pois tudo precisa estar sempre interligado com elas, a fim de potencializar os objetivos de seu cliente e para você lapidar sua linha de trabalho.

  • DESENVOLVA AS HABILIDADES

Procure identificar no seu cliente as melhores capacidades físicas dele, e comece uma lapidação e complementação ao longo dos treinos e periodizações. 

  • COMPLEXIDADE A LONGO PRAZO

Deixe movimentos mais complexos e métodos mais difíceis para momentos mais distantes da periodização do aluno. Muitos profissionais optam por “invencionismos” e exercícios complexos já nas fases iniciais do treinamento, o que pode acarretar em problemas para o aluno e para o professor. 

Muitos profissionais do fitness procuram pelo “melhor” exercício, pelo método mais eficiente ou pelo treino mais efetivo. Porém, quando toda estrutura é pensada de forma minimalista, ou KISS, o “melhor” não está no exercício mais complicado ou treino mais exaustivo, mas sim na rotina mais consistente.

Exatamente, consistência é uma das bases de todo o treinamento, independente da filosofia ou método.  

Quando você optar por treinos com características mais próximas do gosto do seu cliente, as chances dele aumentar a frequência de treino será maior, e consequentemente os resultados estarão estatisticamente mais garantidos. 
 

COMO APLICAR OS TREINOS MINIMALISTAS?

Sempre gostei de treinos mais simples e práticos, principalmente pela fácil compreensão dos alunos, o que já é uma estratégia eficiente para melhorar suas aulas. Pense comigo:

Quanto mais fácil for a compreensão do meu cliente, mais eficiente ele treinará”.

Strong and Fit Athletic Woman in Sport Top and Shorts is Doing Push Up  Exercises in

Por esse motivo, nunca foquei minha atenção na variação de exercícios e movimentos, mas sim nos estímulos. Imagine que toda calistenia é desenvolvida com apenas 5 exercícios: agachamentos, flexões de braço, puxadas, abdominais e pranchas. Com esses cinco movimentos, podemos utilizar mais de 20 métodos de treinamento, mais de 250 variações de exercícios, e obter resultados incríveis.

Para você dar os primeiros passos dentro no minimalismo fitness, comece a pensar e criar de forma minimalista. A próxima vez que for elaborar um treino, pense:

“Qual é o exercício que posso fazer para treinar meus ombros, de modo que todos os outros exercícios sejam desnecessários?”.

Quero que você entenda que o importante aqui não é o exercício, mas esse raciocínio de simplicidade, sem grandes volumes ou exageros. 

O verdadeiro segredo do princípio do KISS, ou da filosofia do fitness minimalista, está na renúncia dos métodos complicados ou dos exercícios complexos. 

Tudo deve ser pensado de forma a criar um acesso fácil para prática do exercício físicos, e na aplicação da atenção plena durante todo treino, a fim de obter o maior aproveitamento, e consequentemente, encontrar prazer em cada treino. 

Para finalizar, gostaria de deixar uma última estratégia minimalista: procure sempre pela qualidade do treino e não pela quantidade. 

Aquele abraço!

 


 

*Os textos produzidos pelo colaborador não expressam, necessariamente, a opinião dos outros participantes da comunidade, sendo 100% de responsabilidade do autor.

Interação Fitness
Felipe Kutianski
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Professor de Educação física, pós-graduado em Bioquímica e Hatha yoga. Pioneiro da Calistenia na cidade de Curitiba, onde atuou como coordenador da Mahamudra Brasil, mantendo uma conexão única entre: Corpo, Mente, Espírito e Natureza.

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