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O QUE EXISTE POR TRÁS DOS "LIMIARES" OU "FADIGAS"

O QUE EXISTE POR TRÁS DOS

Você sabe o que é e qual a importância da determinação dos limiares? 

Eles são indicadores da intensidade do que você está praticando, pelo treino prescrito na sua box, estúdio, aula, personal, etc.

A ideia deste artigo é explicar de forma simples a definição dos limiares aeróbio e anaeróbio, e qual sua importância dentro das fases ou ciclos de treinamento.

AFINAL, O QUE SÃO?

limiar aeróbio é a intensidade em que o atleta passa a fazer o exercício aeróbio, ou seja, com energia dos movimentos predominantemente gerada com o uso de oxigênio. Existe então a produção de lactato(h+)(FADIGA), mas há um equilíbrio entre produção e remoção. Exemplo: atividades com tempo superior a 12'/15', movimentos predominantemente cíclicos e intensidade moderada!

limiar anaeróbio é o limite em que a produção de lactato(h+)(FADIGA) aumenta de forma que não há mais um equilíbrio com a remoção. Assim, nossa performance ou nossos movimentos sofrem um déficit em qualidade técnica ou pausa do mesmo. 

Simplificando, podemos dizer que o limiar anaeróbio é a "janela" entre o metabolismo predominantemente aeróbio e o predominantemente anaeróbio. Didaticamente, essa "janela" precisa estar sempre em equilíbrio ou necessita um treinamento específico, dependendo da modalidade praticada.

A determinação destes dois níveis de intensidade é muito importante na modalidade praticada, desde o mais iniciante até o mais avançado, para a prescrição em massa ou individualizada.

Utilidade do limiar anaeróbio

O conhecimento do limiar anaeróbio nos permite saber qual o ritmo que deve ser empregado em cada treino. E também, traçar uma estratégia para cada treino ao entender qual a melhor intensidade para ganhar vantagens em provas.

Se os atletas souberem que o ritmo de cada prova está no limiar anaeróbio, podem obter maior rendimento aeróbio em provas de longa duração, porém, muitas vezes não temos essa informação.

O teste mais utilizado para a determinação do limiar anaeróbio é o Teste Ergoespirométrico, pela facilidade de realização e pelo custo mais acessível. 

Remoção do lactato (h+) (fadiga) (dor)

O lactato acumulado no sangue e nos músculos durante o exercício é removido no período de recuperação. A velocidade dessa remoção depende dos fatos: ficar em repouso na recuperação ou realizar exercício leve (30% a 65% do VO2 máx.) durante a recuperação. 
Ao contrário do que alguns podem pensar, o lactato é removido mais rapidamente ao realizar exercício leve durante a recuperação.

Bons treinos e bons resultados!

Coach Cris Wotroba LV1-2 (Instagram)

Referências Bibliográficas:
 Apostila Limiar Anaeróbio - Prof. Alex
CEFISE - Centro de Estudos da Fisiologia do Esporte

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