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PEITORAL: Barras, Halteres ou Máquinas?

PEITORAL: Barras, Halteres ou Máquinas?

Essa é sem sombra de dúvidas um dos maiores dilemas dentro de uma sala de musculação, pois o treino de peitoral é quase uma "cláusula pétrea" entre os praticantes do sexo masculino.

Mas confesso que não é uma escolha tão simples assim, pois vai muito além de empurrar algo. Pense que só em uma sala básica de musculação temos no mínimo 15 exercícios para o peitoral, entre musculatura alvo ou utilizando outras musculaturas sinergistas para auxiliar no movimento.

Para nossa sorte e explanação das ideias, Runge (2004) apresentou resultados seguros e concretos em um de seus estudos:

1 - O exercício Supino Reto com Halteres apresentou maior ativação elétrica em relação aos demais;

2 - O exercício Supino Reto com Barra teve uma ativação do tríceps em sua porção lateral muito mais elevada que os demais exercícios selecionados;

3 - O exercício supino realizado na Máquina mostrou uma diferença bem significativa em relação à ativação da musculatura do deltóide anterior.

Se levarmos em consideração qual exercício causa maior sensação de "cansaço", o Supino Reto com Halteres lidera estatisticamente. Souza (2007) defende esse raciocínio através da instabilidade que o exercício provoca sobre outras musculaturas estabilizadoras, e consequentemente leva a uma maior demanda energética, induzindo precocemente um ambiente de fadiga.

Para finalizar, o Supino Reto com Halteres se destacou em alguns estudos comparativos,  mas isso não quer dizer que ele seja o melhor exercício para os peitorais. Por esse motivo é importante ter esse análise comparativa entre os exercícios na hora de prescrever e elaborar uma periodização segura e com qualidade.


 

Fonte:

RUNGE, A. ANÁLISE ELETROMIOGRÁFICA DA MUSCULATURA PEITORAL MAIOR NOS EXERCÍCIOS: SUPINO RETO COM BARRA, COM HALTERES E SUPINO NA MÁQUINA. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL, Porto Alegre, 2004.

SOUZA, W. B. A influência do exercício resistido realizado em máquina e com pesos livres sobre fadiga muscular. Revista Digital – Buenos Aires – Ano 12 – N,113 – Outubro de 2007.

Interação Fitness
Felipe Kutianski
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Educador físico, pós-graduado em Bioquímica e Hatha yoga. Pioneiro da Calistenia na cidade de Curitiba, onde atua como Head coach da Mahamudra Brasil, mantendo uma conexão única entre: Corpo, Mente, Espírito e Natureza.

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