Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Pesquisa revela que um em cada quatro brasileiros estava obeso em 2019

Pesquisa revela que um em cada quatro brasileiros estava obeso em 2019
Harmo Club
nov. 12 - 3 min de leitura
000

Dados do segundo volume da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) em parceria com o Ministério da Saúde, divulgada em outubro de 2020 pelo IBGE, revelam que 61,7% da população adulta brasileira estava com excesso de peso em 2019. O estudo também aponta que um em cada quatro brasileiros estava obeso em 2019.

De acordo com a nutricionista e parceria Harmo Club, Julia Devens, esses números são visíveis. “Basta observar ao redor que é possível notar que a população vem ganhando peso, é possível constatar este fato em todas as faixas etárias, das crianças aos idosos. O padrão alimentar da população brasileira tem sido refletido nos números, gerando aumento expressivo de casos de obesidade e doenças crônicas não-transmissíveis”, comenta.

Ainda de acordo com a pesquisa, considerando o grupo com 18 anos ou mais, 25,9% estavam obesos em 2019, o que representa 41,2 milhões de pessoas. Cerca de 96 milhões de pessoas, ou 60,3% da população nesse grupo etário, estavam com excesso de peso. “Nos últimos anos têm se dado maior importância aos cuidados com a saúde, o papel de uma boa alimentação, a prática regular de atividade física e qualidade do sono, mas ainda assim é notável que problemas de base precisem ser resolvidos”, explica a nutricionista.

Para ela, torna-se cada vez mais comum encontrar pessoas que se perguntam o que é essa tal “comida de verdade”. “As pessoas ficam perdidas ao se deparar com a informação de que não devem diminuir os industrializados, afinal, o que elas vão comer?  A exceção ficou tão comum que o básico, o que era simples e natural, se tornou difícil”, aponta.

O excesso de peso não é só uma preocupação dos adultos. Segundo a pesquisa, o percentual de excesso de peso para os adolescentes de 15 a 17 anos foi de 19,4% e obesidade em 6,7%. Para a nutricionista Julia Devens, a resolução desse problema só pode vir de um jeito. “Informação e educação. As unidades de saúde, bem como as escolas, legislações e diretrizes devem caminhar juntas, com o objetivo de tornar a informação, segura e confiável, acessível a todos, apenas dessa forma a conscientização se torna real”, conclui.

Faça parte do Harmo Club

Com o propósito de dar acesso a vida saudável para todos, o Harmo Club é um clube de descontos em profissionais e estabelecimentos de saúde e bem-estar, como nutricionistas, personal trainers, academias, fisioterapeutas, e muitos outros.

Para se cadastrar como profissional ou estabelecimento e oferecer os descontos é simples: Acesse nosso site e cadastre-se gratuitamente > www.harmoclub.com.

 

*Os textos produzidos pelo colaborador não expressam, necessariamente, a opinião dos outros participantes da comunidade, sendo 100% de responsabilidade do autor.


Fonte: IBGE – Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 2020


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você