[ editar artigo]

Pesquisa revela que um em cada quatro brasileiros estava obeso em 2019

Pesquisa revela que um em cada quatro brasileiros estava obeso em 2019

Dados do segundo volume da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) em parceria com o Ministério da Saúde, divulgada em outubro de 2020 pelo IBGE, revelam que 61,7% da população adulta brasileira estava com excesso de peso em 2019. O estudo também aponta que um em cada quatro brasileiros estava obeso em 2019.

De acordo com a nutricionista e parceria Harmo Club, Julia Devens, esses números são visíveis. “Basta observar ao redor que é possível notar que a população vem ganhando peso, é possível constatar este fato em todas as faixas etárias, das crianças aos idosos. O padrão alimentar da população brasileira tem sido refletido nos números, gerando aumento expressivo de casos de obesidade e doenças crônicas não-transmissíveis”, comenta.

Ainda de acordo com a pesquisa, considerando o grupo com 18 anos ou mais, 25,9% estavam obesos em 2019, o que representa 41,2 milhões de pessoas. Cerca de 96 milhões de pessoas, ou 60,3% da população nesse grupo etário, estavam com excesso de peso. “Nos últimos anos têm se dado maior importância aos cuidados com a saúde, o papel de uma boa alimentação, a prática regular de atividade física e qualidade do sono, mas ainda assim é notável que problemas de base precisem ser resolvidos”, explica a nutricionista.

Para ela, torna-se cada vez mais comum encontrar pessoas que se perguntam o que é essa tal “comida de verdade”. “As pessoas ficam perdidas ao se deparar com a informação de que não devem diminuir os industrializados, afinal, o que elas vão comer?  A exceção ficou tão comum que o básico, o que era simples e natural, se tornou difícil”, aponta.

O excesso de peso não é só uma preocupação dos adultos. Segundo a pesquisa, o percentual de excesso de peso para os adolescentes de 15 a 17 anos foi de 19,4% e obesidade em 6,7%. Para a nutricionista Julia Devens, a resolução desse problema só pode vir de um jeito. “Informação e educação. As unidades de saúde, bem como as escolas, legislações e diretrizes devem caminhar juntas, com o objetivo de tornar a informação, segura e confiável, acessível a todos, apenas dessa forma a conscientização se torna real”, conclui.

Faça parte do Harmo Club

Com o propósito de dar acesso a vida saudável para todos, o Harmo Club é um clube de descontos em profissionais e estabelecimentos de saúde e bem-estar, como nutricionistas, personal trainers, academias, fisioterapeutas, e muitos outros.

Para se cadastrar como profissional ou estabelecimento e oferecer os descontos é simples: Acesse nosso site e cadastre-se gratuitamente > www.harmoclub.com.

 

*Os textos produzidos pelo colaborador não expressam, necessariamente, a opinião dos outros participantes da comunidade, sendo 100% de responsabilidade do autor.


Fonte: IBGE – Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 2020

Interação Fitness
Harmo Club
Harmo Club Seguir

Somos uma plataforma de descontos e benefícios para te incentivar a ter uma vida mais saudável.

Ler conteúdo completo
Indicados para você