[ editar artigo]

Qual é o objetivo principal do Crossfit?

Qual é o objetivo principal do Crossfit?

Fala galera, já se perguntaram por que fazer Crossfit?
Todos os dias chegam alunos em diversas boxes de Crossfit com diferentes objetivos: emagrecer, ganhar massa, melhorar o condicionamento físico, qualidade de vida e etc.

Esta modalidade trabalha com uma grande variação de treinos, o que possibilita o desenvolvimento de diferentes capacidades físicas ao longo de um curto período de tempo. Por exemplo, em um mês você consegue melhorar sua força, resistência muscular, capacidade cardiorrespiratória, equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora e por aí vai, até terminar as 10 capacidades físicas do ser humano.

Greg Glassman, o criador do Crossfit, entende que o desenvolvimento destas 10 capacidades compõe a aptidão física, ou condicionamento físico, como queira. Uma pessoa que tem estas 10 capacidades bem apuradas pode ser chamada de bem condicionado. Neste sentido, o objetivo desta atividade que cresce anualmente, de fato é melhorar o condicionamento físico, tanto que, quem ganha o Crossfit Games, campeonato mundial de Crossfit, se torna o homem ou a mulher mais bem condicionado do mundo: ‘’The Fittest Man on Earth’’.

Mas, e se eu quiser perder gordura ou ficar forte? Funciona? Claro que sim!

É praticamente impossível ser bem condicionado sem ter força ou uns quilinhos a mais de músculo e menos gordura. A capacidade de velocidade, por exemplo, exige um corpo leve, composto por pouco percentual de gordura. Essa é a parte legal do Crossfit. O aluno acaba por se preocupar mais com a saúde e a performance do que de fato com a parte estética. O que muitas vezes o frustra quando adota um projeto de emagrecimento e não consegue manter por não ver resultados rápidos.

Quando esta atividade se torna volitiva, o aluno chega aos resultados estéticos que gostaria e consegue manter por um longo prazo, pois o objetivo principal agora é condicionamento físico e não estético.

 

Gostou? Deixa aqui seu comentário. 

Um abraço.

 

Interação Fitness
Bruno Razera
Bruno Razera Seguir

Formado em Educação Física com intercâmbio na Universidade de Coimbra. Hoje, Bruno Razera é sócio da Rise Bootcamp, BRIEF Effort Club e Crossfit Barigui, onde exerce o cargo de coordenador técnico. Todas as empresas são do ramo fitness.

Ler matéria completa
Indicados para você