Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Recuperação pós-treino: 8 coisas que você precisa saber

Recuperação pós-treino: 8 coisas que você precisa saber
Antonio Krieger
jul. 9 - 4 min de leitura
000

A recuperação após qualquer tipo de treinamento exige tanta atenção quanto a  prática da atividade física. Por isso, separei 8 pontos-chave que todos os treinadores, professores e atletas devem saber. Confira:

1- Que fatores estão envolvidos na recuperação? 

  • Normalização das funções fisiológicas (ex.: pressão arterial, ritmo cardíaco); 
  • Retorno à homeostase (ambiente de repouso celular); 
  • Restauração de reservas de energia (glicose sanguínea e glicogênio muscular);
  • Reabastecimento de enzimas de energia celular (i.e.: fosfoquinase - uma enzima chave no metabolismo de carboidratos). 

2- Como a recuperação ocorre?

A recuperação muscular ocorre durante e principalmente após o exercício e é caracterizada pela remoção continuada de produtos metabólicos finais (ex.: lactato e íons de hidrogênio). Durante o exercício, a recuperação é necessária para restabelecer o fluxo sanguíneo intramuscular para o fornecimento de oxigênio, o que promove o reabastecimento dos depósitos de fosfocreatina (usado para re-sintetizar o ATP), restauração do pH intramuscular (equilíbrio ácido/básico) e recuperação do potencial da membrana muscular (bomba sódio/potássio). Durante a recuperação após a atividade física, há também um aumento do "excesso de consumo de oxigênio pós-exercício" (ou ECOP).

3- Quanto tempo de repouso entre os treinos?

Quanto maior o estresse do treino, maior o recrutamento muscular global, e o potencial de dano muscular e dor, portanto, há a necessidade de um maior tempo de recuperação. Para indivíduos treinados indica-se pelo menos 48h entre exercícios que recrutem o mesmo grupo muscular. 

4- O que é fadiga central?

Durante exercícios intensos e prolongados, mensagens cerebrais podem sinalizar reduções ou cessação completa da performance no exercício, um mecanismo de proteção do cérebro para impedir dano excessivo aos músculos. Durante este processo, observa-se um aumento da relação serotonina – dopamina plasmática (o excesso de serotonina no sangue, um neurotransmissor, leva à letargia, fadiga e perda de motivação), assim como excesso do aminoácido triptofano no córtex cerebral.

5- O que é overtraining?

Overtraining é definido como treinamento excessivo, caracterizado por fadiga de longa duração e piora do desempenho competitivo. Atletas em overtraining parecem exibir uma resposta hormonal alterada ao stress. Por exemplo, em resposta a um treino de alta intensidade, estes atletas mostram um menor ritmo cardíaco (inibição da resposta de catecolaminas), baixo lactato sanguíneo (metabolismo energético ineficaz) e excesso de cortisol plasmático.

6- Quais os tipos de recuperação?

Existem basicamente 3 tipos de recuperação pós-treino:

  • Recuperação Passiva: ficar sentado em posição relaxada e evitar esforço físico;
  • Recuperação Ativa: fazer uma caminhada ou remar a um ritmo lento (ex.: 30% VO2 máx.), mantendo a frequência cardíaca controlada (até 60% FC máx.);
  • Massagem Miofascial: trabalhar “amassando” e relaxando a musculatura-alvo.

Estudos demonstram que a Recuperação Ativa é um método estatisticamente superior na liberação de lactato muscular pós-treino.

7- Qual o papel da massagem pós-treino?

Diz-se frequentemente que a massagem aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos com o potencial de melhorar a depuração do lactato muscular. Na verdade, vários estudos recentes não têm conseguido demonstrar este efeito na diminuição do ácido lático muscular, principalmente quando comparada com a recuperação ativa. Porém, dois pontos muito bem estabelecidos cientificamente dão grande valor à massagem pós-treino:

  1. Diminuição de inchaço muscular e da dor de início tardio (aquela dor que aparece 36-48h após um exercício intenso);
  2. Ativação de genes responsáveis pela síntese de mitocôndria.

Dessa forma, a massagem estimula um aperfeiçoamento no metabolismo aeróbico muscular, o que pode refletir em melhor performance a longo prazo.

8- Suplementos pós-treino

Há evidências sobre certos antioxidantes como Vitamina C e Vitamina E e seu efeito na atenuação de danos musculares, aumentando assim, a recuperação do treinamento. No entanto, esses suplementos não eliminam o trauma muscular do exercício, apenas minimizam alguns dos sinais e sintomas (ex.: inflamação). Outros estudos demonstram que o consumo de aminoácidos associados a glicose (1g/kg) aumentam a síntese de glicogênio muscular quando consumidos entre 15-60 minutos após o exercício, além de estimular fatores insulinêmicos que contribuem para o anabolismo proteico muscular. 

Grande abraço!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você