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VOCÊ FAZ "HIIT" OU "HIIPA"?

VOCÊ FAZ

Quando perguntamos sobre treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), é como perguntar sobre maratona no Netflix. Alguns já fizeram ou conhecem alguém que fez !

MAS HIIPA... VOCÊ FAZ?

Primeiramente, HIIPA é a sigla para "high intensity incidental physical activity", alguma coisa parecida com atividade física esporádica de alta intensidade. Eu sei, ainda está um pouco confuso, mas vamos lá. O Britsh Journal of Sports Medicine coloca HIIPA como todas as atividades intensas (não precisa ser organizado como uma aula), que realizamos diariamente e que exigem um certo grau de esforço: 

  • Subir apressadamente alguns lances de escada; 
  • Transportar sacolas pesadas com compras;
  • Correr para não perder o ônibus;
  • Carregar aquelas caixas de quinquilharias;
  •  Realizar alguma reforma em nossa casa;
  • Trocar os armários de lugar; 
  • Aspirar todos os cômodos de sua casa;
  • Brincar com seus filhos no quintal;
  • Estacionando o carro em um lugar distante. 

Qualquer atividade que você faça para elevar sua frequência cardíaca pode ser classificada como HIIPA.

Em seu último guia, o Britsh Journal of Sports Medicine deu um destaque especial para as atividades classificadas como "esforço diário" ou "atividades intensas de rotina". O guia  destaca as atividades rotineiras, aquelas realizadas fora do ambiente fitness, e aponta como elas podem participar de um grande percentual nos objetivos almejados dentro das academias.

MAS COMO ESSE HIIPA PODERÁ REALMENTE ME AJUDAR?

  • TEMPO - Muitas das atividades classificadas como "esforço diário" já fazem parte do seu dia-a-dia, tornando mais palpável sua realização.
  • INVESTIMENTO -  Não é necessário desembolsar nenhuma quantia para iniciar essas atividades, porque elas já fazem parte da rotina de vida.
  • CALORIAS - Pessoas que desenvolvem maiores tempos de "atividades intensas de rotina" apresentam um gasto calórico mais elevado ao longo do dia.
  • ESTILO DE VIDA - Mesmo parecendo algo simples e prático de realizar, apenas 26% dos homens e 19% das mulheres nos Estados Unidos são classificados como ativos dentro dessa modalidade.

A grande ideia quando pensamos em HIIPA é movimentação. Não importa o local ou a situação, não poupe seu organismo de elevar sua frequência cardíaca quando tiver uma boa oportunidade. 

COMO POSSO USAR HIIPA COM MEUS ALUNOS?

Essa é uma ótima oportunidade para trabalhar "off-line" com seu aluno, ou seja, em momentos não presenciais. O profissional pode prescrever algumas tarefas diárias para seu aluno, como:

  • Optar por ir caminhar ou correndo até a academia;
  • Utilizar o elevador apenas em momentos específicos;
  • Eventualmente utilizar meios alternativos de transporte como bicicletas, patinetes, etc.
  • Evitar as rotas mais "fáceis" no dia-a-dia, sem inclinações por exemplo.
  • Utilização de aplicativos para controle de atividades.

Lembre-se sempre:

HIIT é intenso, Calistenia é prático & HIIPA é longevidade!

 

 

 

 

Interação Fitness
Felipe Kutianski
Felipe Kutianski Seguir

Educador físico, pós-graduado em Bioquímica e Hatha yoga. Pioneiro da Calistenia na cidade de Curitiba, onde atua como Headcoach da Mahamudra Brasil, mantendo uma conexão única entre: Corpo, Mente, Espírito e Natureza.

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