[ editar artigo]

5 RAZÕES PARA PRATICAR CROSSFIT

5 RAZÕES PARA PRATICAR CROSSFIT

Sim, pra mim o Crossfit é mais do que uma modalidade que decidi seguir como profissão. Tornou um hobby, uma atividade viciante e apaixonante. E listei aqui 5 razões que você pode destacar para estimular seu aluno a praticar o Crossfit ou até mesmo para te animar a abrir um box ou se especializar nesse segmento. Vamos lá?

 

1 – COMPANHEIRISMO

        A amizade e o suporte criado pelo Crossfit são únicos. Em nenhuma outra academia eu fui incentivado por uma outra pessoa a terminar minha série de rosca direta. No entanto, em todos os treinos de cross, os que terminam antes são os primeiros a incentivar quem ainda não terminou. Acontece até deles voltarem algumas quadras para servir de pace para quem ainda está correndo.

        Além disso, a parceria não acaba quando o treino termina. A comunidade se cria na divisão de repetições de flexões, ou na ajuda para levar o parceiro nas costas, mas ainda vai muito além. Os churrascos, festas e confraternizações do meu final de semana são sempre com a galera da minha academia. É de fato um meio social.

 

2- DORES DO SEDENTARISMO 

        É bem comum pessoas sedentárias reclamando de dor nas costas, joelho, ombros, etc. De fato, alguns destes casos ocorrem por falta de ativação muscular e má postura durante o dia a dia. No Crossfit, como exercitamos o corpo inteiro com exercícios globais e multiarticulares, nossa musculatura fica mais forte e cria uma boa base de sustentação postural. É frequente pessoas comentando que após 1 mês de aulas de crossfit suas dores nas costas e articulares desapareceram ou diminuíram.


3- VOCÊ PODE ADAPTAR, MAS AINDA CONTINUA FAZENDO PARTE DO GRUPO 

        Ao contrário de que muita gente pensa, falando que todos na aula são forçados a fazer o que está prescrito no quadro, com a mesma carga pesada de todos, as aulas de Crossfit são totalmente adaptáveis. Isso significa que um aluno que começou há pouco tempo pode fazer o mesmo exercício que um aluno mais experiente, apenas diminuindo a carga, ou ainda, adaptando um movimento mais complexo para mais simples. Desta forma, todos podem fazer o mesmo treino, ou parecido, e se sentir parte do mesmo grupo, começar e terminar no mesmo tempo, compartilhar da mesma sensação de dever cumprido.


4- APRENDIZADO 

        Não é simplesmente uma atividade física, apesar de muitos procurarem como uma alternativa de apenas colocar o corpo em movimento. No Crossfit, você realmente melhora sua consciência corporal e aprende movimentos extremamente desafiantes como andar de ponta cabeça ou fazer um snatch, este considerado o segundo movimento mais difícil do mundo, perdendo apenas para salto com vara. Tudo isso segue uma progressão lógica, onde o coach mostra primeiramente os movimentos mais básicos e segue uma evolução de acordo com a capacidade do aluno. É um desafio novo todos os dias.

 

5- DIVERSIDADE 

        Todos os dias um treino diferente. Com exercícios diferentes e com equipamentos diferentes. E não paramos por aqui. As repetições, pesos e velocidade mudam também. Digamos que num dia você faça um treino que tenha um volume total de 300 repetições alternadas entre pull ups (barras), push ups (flexões) e air squats (agachamentos), tudo isso com o próprio peso corporal. No outro, você fará exercícios como corrida, remo, corda..., caracterizando um treino de via energética diferente, e, na mesma semana, com 3 ou 4 dias de intervalo, você pode até repetir os mesmos movimentos do primeiro dia, mas com um volume de 100 repetições e com uma carga maior que o peso corporal. Essa variação de estímulo faz com que você não atinja o famoso platô de treinamento, e continue evoluindo.

 

E aí, concorda com essas 5 razões para praticar o Crossfit?

 

Até a próxima!
 

Interação Fitness
Bruno Razera
Bruno Razera Seguir

Formado em Educação Física com intercâmbio na Universidade de Coimbra. Hoje, Bruno Razera é sócio da Rise Bootcamp, BRIEF Effort Club e Crossfit Barigui, onde exerce o cargo de coordenador técnico. Todas as empresas são do ramo fitness.

Ler matéria completa
Indicados para você