Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A SIGLA "METCON"

A SIGLA "METCON"
Cris Wotroba
mai. 6 - 2 min de leitura
000

Afinal, o que é Metcon? E como identificar um treino Metcon?

A sigla vem do inglês, METABOLIC CONDITIONING ou condicionamento metabólico, e vem ganhando força no mercado do mundo FITNESS - ainda mais com os treinos da modalidade CROSSFIT, descritos por muitos CrossFitters quando os treinos são mais intensos e longos, também chamados carinhosamente de "CARDIO".

Ao que tudo indica, o primeiro profissional a usar o termo METCON foi Arthur Jones, em Outubro de 1975, em uma entrevista para o Athletic Journal Magazine. Jones citou em seu artigo que ele acreditava em outro estilo de treinamento, além do que a academia convencional vendia. Foi quando ele definiu "Metabolic Conditioning" como um treinamento com a grande habilidade de levar o atleta a alta intensidade por um período prolongado de tempo, em torno de 20 minutos. Isso significa que você não trabalharia nenhum músculo específico de forma segmentada, e sim a valência física específica METCON com o seu corpo por inteiro, criando seu sistema de condicionamento aeróbio e tornando-se mais apto a qualquer tipo de treinamento.

MAS, O QUE REALMENTE DEFINE UM TREINO METCON?

1. High Intensity (ALTA INTENSIDADE):

Baseada na definição de Jones, o seu treino precisa alcançar na maior parte do tempo quase 100% da sua frequência cardíaca ou da sua percepção de esforço.

2. Rest (DESCANSO):

O descanso pode ser feito com pequenos intervalos (como 30'') ou pode variar dependendo do atleta, para que no próximo estímulo ele consiga chegar ao seu máximo novamente.

3. Workouts (TREINOS):

Podem ser feitos com combinações de diversos movimentos, de forma cíclica, sem muita complexidade e com cargas consideravelmente leves ou até mesmo com o peso corporal. O estilo do seu treino e as combinações de volume e tempo, podem te levar a ter um excelente treino de METCON.

BONS TREINOS, SE DIVIRTAM!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você