[ editar artigo]

Alongamento, Mobilidade, Flexibilidade, etc e tal: Contratura x Contração – Parte 7

Alongamento, Mobilidade, Flexibilidade, etc e tal: Contratura x Contração – Parte 7

Fala pessoal, como vocês estão?!

Hoje vamos falar sobre alguns termos que acabam surgindo no nosso dia a dia como profissionais da área fitness.

Quando, clinicamente, falamos em restrição dos movimentos, vemos na prática variações desde leve encurtamento muscular até contraturas irreversíveis.

Porém, não fica claro para nós, quanta limitação de movimento precisa existir para que a limitação de movimento seja considerada uma contratura.

 

Qual a diferença entre Contratura e Contração? 

Contratura, encurtamento, contração, retração, estiramento e distensão muscular... tem diferença? SIM!

Então vamos tentar explicar um pouco sobre cada termo de forma simples e direta.

A contratura muscular é a perda quase completa da mobilidade pelo encurtamento muscular adaptativo levando a resistência significativa ao alongamento, acontece quando um grupo de fibras musculares se contraem excessivamente de forma não voluntária, porém sem a ocorrência de lesão.

Já o encurtamento se refere à perda parcial da mobilidade.

Quanto ao termo retração, este é usado indevidamente na prática clínica e nas academias para descrever um encurtamento muscular leve.

 

E os termos contratura e contração, são sinônimos!?

NÃO! Contração é o processo de desenvolvimento de tensão em um músculo durante o encurtamento ou alongamento.

Estiramento e distensão também são termos distintos. Estiramento muscular é uma lesão nas fibras musculares causada por um alongamento excessivo do músculo, podendo apresentar lesão com ou sem ruptura das fibras.

A distensão muscular é uma lesão na junção músculo-tendínea ou no tendão, causada por um alongamento excessivo do músculo, sendo comum ocorrer devido à falta de aquecimento e alongamento.

O que acharam?

Eu sei que na prática e principalmente no mundo fitness, os termos se confundem.... Muitas pessoas acabam misturando os conceitos e fazendo que tudo possa ser confundido, mas tudo bem, o mais importante é você saber o que entregar para o seu cliente!

Então, seguimos aqui a disposição para conversar com vocês sempre que precisarem! Chama lá nas redes sociais e vamos em frente!

Um forte abraço!

Interação Fitness
Leandro Zen Karam
Leandro Zen Karam Seguir

Fisioterapeuta , M.Sc. e Ph.D. Professor da PUCPR. Empreendedor. Triatleta e Ironman. Obstinado pelo Equilíbrio da Vida. Coach de Desenvolvimento Pessoal. Tentando Hackear o Cérebro em 100%.

Ler conteúdo completo
Indicados para você