Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Alongamento, Mobilidade, Flexibilidade - “Problemas de Tradução” (Parte 2)

Alongamento, Mobilidade, Flexibilidade - “Problemas de Tradução” (Parte 2)
Leandro Zen Karam
dez. 4 - 2 min de leitura
000

E aí pessoal! Tudo bem com vcs?

Caso você ainda não tenha lido, gostaria de convidá-lo a ler a primeira parte do conteúdo sobre ALONGAMENTO X MOBILIDADE X AQUECIMENTO 😉

Então vamos lá!!  

O primeiro grande problema é que, no fitness, boa parte dos estudos (publicados) em quase todas as áreas de pesquisa, são pesquisas publicadas na língua inglesa. Sendo assim, é necessária a tradução de todo e qualquer material para a língua utilizada em qualquer outro país e aí desenvolver suas próprias pesquisas. Após isso, todo o material deve ser traduzido para o inglês para uma futura publicação. Mas qual seria o problema?!

O problema é justamente a tradução!

Para elaboração desse texto aqui, utilizei muito um excelente artigo escrito pelo Professor Abdallah Achour Junior da Universidade Estadual de Londrina (vou deixar AQUI o link do artigo original para quem se interessar! Recomendo MUITO a leitura).

É importante pontuar que a indústria do fitness gosta muito de criar termos, gosta de parar de usar termos, inventar termos, repaginar termos, 'gourmetizar' termos. Isso acaba criando uma babilônia de terminologias que ao final das contas, significam coisas muito simples. Porém, em alguns momentos, a miscelânea de termos podem ter efeitos complicados para pessoas que não se aprofundam nos temas envolvidos.

O maior problema dessa confusão linguística é que esses erros de tradução podem se manifestar com práticas equivocadas. Pior que isso, é a propagação de erros de tradução, o que faz com que possamos estar produzindo mais conhecimento distorcido.

Afinal, como a literatura define um alongamento? Como ela define flexibilidade? E a mobilidade (queridinha dos praticantes de CrossFit)? Como isso tudo se relaciona com a Amplitude de Movimento?

Vamos seguir falando sobre esse tema e tentar balizar esses conceitos!

Os artigos da sequência serão artigos sobre cada tema, onde de forma breve vou delinear cada um dos conceitos.

Nos vemos em breve!

*** Esta série de textos foi escrita em parceria com a Fisioterapeuta Karina Bertoldi, Presidente da Liga Acadêmica de Cinesiologia Clínica e Biomecânica da PUCPR.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você