Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

ALONGAMENTO X MOBILIDADE X AQUECIMENTO (Parte 1)

ALONGAMENTO X MOBILIDADE X AQUECIMENTO (Parte 1)
Leandro Zen Karam
jan. 28 - 2 min de leitura
000

E aí pessoal, como vocês estão?!

Vou fazer uma série de posts para tentar ajudar vocês em uma questão que é muito comum para os praticantes de atividade física.

Vamos exemplificar e explicar as diferenças dos objetivos na prescrição de alongamentos, mobilidade e aquecimento para os nossos clientes. Isso vai ajudar muitos a entender melhor o que realmente queremos e pretendemos com os exercícios que prescrevemos. Com isso vamos tentar ajustar inclusive um pouco dos termos que são confundidos e misturados com frequência.

Então vamos lá! No primeiro post vou somente conceituar de forma simples as três modalidades e diferenciar cada uma. Nos próximos vamos aprofundar! Tenho certeza que isso vai ajudar muitos vocês a repensar como estão planejando o trabalho com seus clientes.

Vamos começar com os alongamentos!

Em linhas gerais, técnicas de alongamento (sim, temos inúmeras técnicas de alongamentos) são prescritas quando temos por objetivo manter ou desenvolver o comprimento de determinado grupo muscular.

Da mesma forma, vou falar rapidamente sobre os exercícios de mobilidade. Este grupo de exercícios tem por objetivo permitir ou melhorar o movimento de determinada articulação em toda a amplitude disponível.

Já os exercícios de aquecimento articular tem um objetivo distinto, com eles pretendemos estimular a articulação para que ela seja preparada para uma atividade. Com este padrão de exercício promovemos um aumento da lubrificação da articulação e uma ativação apropriada do sistema formado pela articulação e seus músculos, para o melhor desempenho das suas funções.

O próximo post, já está disponível! Fica o convite para se aprofundar ainda mais em seus conhecimentos. Para isso, clique AQUI. 

Ótimo! Como esses conceitos podemos seguir em nossos raciocínios!

Um grande abraço e até o próximo!

*** Esta série de textos foi escrita em parceria com a Fisioterapeuta Karina Bertoldi, Presidente da Liga Acadêmica de Cinesiologia Clínica e Biomecânica da PUCPR.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você