Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

CALENDÁRIO PERFEITO, ANO PERFEITO

CALENDÁRIO PERFEITO, ANO PERFEITO
Leonardo Pontarolli
jan. 22 - 2 min de leitura
020

Como um bom planejamento pode nos ajudar a colher os melhores frutos da temporada?

Se bem planejado, nosso ano pode gerar grandes conquistas, bons ciclos e o mínimo de lesões possíveis. Então, nossa ideia é pensar em como organizar um calendário produtivo e inteligente para o ano.

A primeira coisa que precisamos levar em conta é o OBJETIVO ALVO.

Em primeiro lugar, temos que elencar junto ao atleta uma, duas ou no máximo três grandes metas no ano, sempre levando em conta princípios de ajustes de cargas, de volume e intensidade.

  • Quais serão nossos pontos de apoio no ano?
  • Aonde estarão nossas provas alvo?
  • E o que podemos planejar para alcançá-las?

Ao pensar em um macrociclo para uma prova, acredito que a estratégia de atividades menores e preparatórias são melhores para o grande alvo. Quando estipulamos esta estratégia, geralmente temos uma grande carga de ansiedade e insegurança, por isso encontrar novos pequenos alvos antes do grande dia torna-se tão importante.

Vamos tomar como exemplo uma maratona, cujo ciclo tende a durar de 4 a 6 meses dependendo do nível do atleta. Para não entrarmos em parafusos antes da hora, torna-se interessante programar algumas meia-maratonas nesse período. Além de quebrar esse ciclo, programar provas de menor volume pode nos ajudar a ganhar intensidade. Alcançar resultados melhores nessas provas pode nos trazer melhor eficiência, desenvolvimento cardiorrespiratório e nos colocar no jogo de maneira muito diferenciada.

Nossos atletas e nós mesmos às vezes recheamos nosso calendário com todos os tipos de provas e, às vezes, quem muito quer, fica com pouco. Sem focar e desenhar um calendário com estratégias bem pensadas, você pode não conquistar os resultados que deseja e ainda sofrer sobrecargas naturais do processo de corrida.

Então é hora de desenhar seu ano e APROVEITAR!

Pare, pense, programe e CORRA!


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você