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Como identifico um treino FUNCIONAL?

Como identifico um treino FUNCIONAL?

Acredito que essa pergunta deve ter deixado algumas pessoas suando frio, pela simples razão de "não ter a mínima ideia".

Por muitos anos o treinamento funcional vem aparecendo nas tendências do American College of Sports Medicin (ACSM), por isso é facilmente encontrado no mercado fitness. Entretanto, como sabemos que um treino é funcional ou é apenas mais um "invencionismo" do momento?

Para responder essa pergunta, o National Strength and Conditioning Association (2017) apresenta 7 "mandamentos":

1º Mandamento - Aplicação de forças reativas ao solo;

2º Mandamento - As forças devem ser transmitidas pelos segmentos corporais;

3º Mandamento - Tarefas em múltiplos planos de movimentos;

4º Mandamento - Sem utilização de máquinas para controle dos movimentos;

5º Mandamento - Tarefas repetitivas e usualmente curtas;

6º Mandamento - Funções de atingir equilíbrio e as alavancas mecânicas;

7º Mandamento - Atividade deve ser compatível com a realidade do objetivo pretendido.

 

A grande regra para o treinamento funcional é base cientifica e real aplicabilidade prática. Mantendo essas ideias claras na hora de pensar na atividade, os erros são reduzidos e o ganhos potencializados.

 

Até a próxima!

 

 

Fonte:

NSCA Guide to Program Design. Functional and Nonfunctional Overreaching and Overtraining, June 2017 

 

 

Interação Fitness
Felipe Kutianski
Felipe Kutianski Seguir

Educador físico, pós-graduado em Bioquímica e Hatha yoga. Pioneiro da Calistenia na cidade de Curitiba, onde atua como Head coach da Mahamudra Brasil, mantendo uma conexão única entre: Corpo, Mente, Espírito e Natureza.

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