Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Gravidez vs. CrossFit

Gravidez vs. CrossFit
Cris Wotroba
fev. 21 - 5 min de leitura
000

Já pensou uma grávida fazer CrossFit?

Sim, isso é possível!! Mais do que possível, isso já é uma prática segura em todo o mundo com profissionais renomados.

A própria CrossFit Inc. já escreveu sobre "Pregnancy: A Practical Guide for Scaling".

Primeiramente, não existe um padrão de segurança em relação ao "trimestre de gestação" ou até mesmo as semanas de gestação. Isso vai muito de acordo com cada indivíduo, pois, como em qualquer box, cada aluno tem uma particularidade, e isso se estende a uma aluna gestante também. É importante que cada aluna sinta o seu corpo, pois existirão dias onde alguns movimentos serão desconfortáveis durante o treino, e aí que entrará o papel do Coach, para começar então as adaptações necessárias para cada movimento.

As crossfiters gestantes devem ter todo o acompanhamento médico e o olhar crítico do seu Coach, pois as mudanças hormonais neste período de 9 meses podem vir acarretar alguns cuidados necessários, tais como: o aumento da circunferência abdominal, o que torna impossível um Coach exigir o caminho ideal da barra, e a liberação do hormônio chamado relaxina, que provoca um "relaxamento" nos ligamentos, podendo afetar o equilíbrio. Assim, os movimentos saltos da caixa e saltos de corda requerem uma certa importância, principalmente após o primeiro trimestre.

É importante ressaltar que existem dois tipos de grávidas dentro do CrossFit: as que já praticavam a modalidade e as demais que após descobrirem a gravidez resolveram se tornar adeptas a modalidade. Temos então dois tipos de cuidados necessários.

Para a medicina, acredita-se que mulheres grávidas não devem INICIAR uma rotina de treinamento de ALTA INTENSIDADE, porém, como qualquer atividade física pode ser adaptada e adequada a limitação do seu praticante, no CrossFit não seria diferente, permitindo assim que qualquer gestante inicie sua vida ativa na modalidade.
E se a gestante já era ativa e praticante antes? Elas não só podem como devem continuar a praticar durante o período da gestação.

 

  • Movimentos os quais podem ser adaptados

Sit Ups = prancha, prancha lateral
Bench Press =press, push press
Handstand Push Up = dumbbell ou barbell press/push press
Box Jump = step up, caixote baixo
Kipping Pull Up = Barra baixa e fazer na força, ring row
Kettlebell = Kettlebel leve e executar o swing em conforto
Deadlift = Não há restrição, porém o Sumô Deadlift High Pull pode ser mais confortável
Snatch/Clean = Posições de Hang/ Halteres se necessário uma vez que há protusão do abdômen. Evitar no segundo trimestre as versões de Squat
Pular corda/Corrida = na medida do seu nível de conforto é permitido, porém o remo é uma boa substituição com efeito metabólico similar
Thrusters/Wall Ball = movimento lento e controlado
Push Ups/Burpees = em uma superfície onde o tronco fique mais elevado do que os membros inferiores

  • A comunidade Crossfit como sempre nos surpreende em relação a inclusão social

E é fácil de ver o quanto empolgada a comunidade fica quando se vê tamanha vontade de superação em relação as gestantes. Todos vibram e motivam. Normalmente os acompanhantes estão juntos, e aí você consegue ver o quanto orgulhosos nossos alunos ficam ao ver um ambiente tão familiar e ao mesmo tempo tão "hardcore". A vontade de ajudar dos companheiros de treino está no olhar e na expressão deles olhando de fora, além de no começo e final dos treinos eles entregarem os materiais que as gestantes usarão e depois guardarem todos.

  • Recado para as gestantes

O primeiro recado às nossas gestantes é: parabéns por estarem trazendo ao mundo futuros crossfiters, assim é o que todo Coach sonha.

Brincadeiras a parte, procurem uma box filiada de CrossFit, caso vocês não saibam como procurar, segue um link para facilitar a vida de qualquer um https://map.crossfit.com. Clicando aí, você consegue achar boxes legalizadas, e isso já é um grande passo.
Também conversem com o Coach da box a qual você se interessou, analisem o ambiente, "sintam-se em casa", tirem suas dúvidas e, por fim, confiem no seu Coach que com certeza ele vai fazer o melhor trabalho para vocês e seus pequenos(as).

  • Curiosidades:

Mulheres que se exercitam durante a gravidez:
-> Não acumulam gordura durante a gravidez, sendo assim ganham menos peso
-> Se recuperam mais rápido após o parto (Cesárea, natural, normal, humanizado, fórceps)
-> Normalmente têm partos mais rápidos e menos complicados
-> Resistem mais as dores durante o parto
-> Diminuem os riscos de doenças durante a gestação
-> Aumentam os níveis de energia

Bebês de mamães crossfiters que se exercitam:
--> Seus batimentos cardíacos são mais baixos
-->Tem mais facilidade de se adaptar à vida fora do útero
-->Nascem com o peso corporal ideal e tendem a não ter problemas de obesidade na vida adulta
-->São mais calmos
-->Tem riscos mais baixos de desenvolver doenças cardiovasculares e metabólicas

 

Referências:

CrossFit Training During Pregnancy and Motherhood: A New Scientific Frontier By Dr. Cooker Perkins and Hannah Dewalt September 2011 Dr. Cooker Perkins and Hannah Dewalt explore training intensity during pregnancy and call on CrossFitters to help them take their research further

 

The High-Performance Pregnancy Andrea Nitz CrossFit delivers a supercharged baby and fit mom with a modified program that dials down the intensity and puts strength and safety first.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você