[ editar artigo]

HÁBITOS RUINS PODEM ANULAR OS BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO

HÁBITOS RUINS PODEM ANULAR OS BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO

 

Quando falamos em exercício físico, normalmente pensamos apenas nos minutos de toda a prática, deixando uma lacuna (um baita lacuna) referente ao restante do dia.

Recentemente a Universidade do Texas publicou um estudo apontando os malefícios que pequenos hábitos podem causar em toda nossa rotina de exercícios físicos. Segundo o estudo,  uma pessoa que permanece sentada por mais de 13 horas por dia pode anular totalmente os benefícios associados ao exercício físico. Pessoas sedentárias encontram uma enorme dificuldade em inciar programas de atividade física principalmente pelos efeitos metabólicos desencadeados por hábitos nocivos ao organismo, como alimentos industrializados, cigarros, álcool, estresse,entre outros. 

Esse tipo de estudo reforça todo nosso discurso sobre o lifestyle que é tão almejado atualmente. Grande parte da população infelizmente ainda utiliza a prática de exercício físico como tabala comportamental. Quem nunca ouviu uma frase como esta:

- "CORRI 5K HOJE. AGORA POSSO TOMAR UM CHOPP"

Mais perigoso que dieta de blogueira do instagram ou treino funcional baseado em invenções, são hábitos diários extremamente ruins.  O mesmo estudo coloca uma média de 4.000 passos como um alerta vermelho para um alto grau de sedentarismo. Atualmente uma pessoa ativa caminha em média 8.000 passos por dia, enquanto uma pessoa sedentária é por volta dos 5.500-6.000 passos.

Pequenas ações rotineiras podem ser grandes vilãs para a manutenção da sua saúde, principalmente por acharmos que são ações inofensivas e insignificantes. Por isso quero citar alguns dos hábitos mais nocivos para prática do exercício físico:

01 - Consumo elevado de açúcar;

02 -Baixo nível de hidratação;

03 - Sono insuficiente;

04 - Elevado nível de estresse;

05 - Consumo de bebidas alcoólicas e cigarro;

 06 - Concentrações elevadas de sal nos alimentos;

07 - Baixa movimentação corporal;

08 - Uso regular de medicamentos;

09 - Poucos relacionamentos interpessoais;

10 - Uso irregular de filtro solar.

Nossa saúde e bem estar está atrelada a muito mais do que apenas exercícios físicos. Pensar e mudar nossos hábitos é importantíssimo para manter corpo e mente saudáveis. Comece com pequenas mudanças e sinta a diferença dentro do seu dia a dia. 

Até a próxima! 

Abraço!! 

 

 

Interação Fitness
Felipe Kutianski
Felipe Kutianski Seguir

Educador físico, pós-graduado em Bioquímica e Hatha yoga. Pioneiro da Calistenia na cidade de Curitiba, onde atuou como coordenador da Mahamudra Brasil, mantendo uma conexão única entre: Corpo, Mente, Espírito e Natureza.

Ler matéria completa
Indicados para você