[ editar artigo]

Método 6/20 e a confusão entre Estímulo Tensional e Estímulo Metabólico

Método 6/20 e a confusão entre Estímulo Tensional e Estímulo Metabólico

Você já ouviu falar em Estímulos Tensionais e Metabólicos, não é?

Vamos lá relembrar bem a grosso modo, ok?

Diferença entre estímulo tensional e estímulo metabólico 

Estímulo Tensional preconiza muita carga, poucas repetições e um intervalo de descanso entre 2 e 3 minutos segundo alguns autores, correto?

Agora, nos estímulos metabólicos a coisa inverte, pois os estudos indicam fazer mais repetições (ou tempo) e descansar bem menos do que esse tempo do tensional. Beleza?

Mas e se eu te falar que o Método 6/20 une os 2 tipos de estímulos NA MESMA SÉRIE?

Como usar estímulo tensional e o estímulo metabólico no Método 6/20?

Sim! Um exemplo de como poderíamos realizar um 6/20 ACEITÁVEL para nossa rotina de trabalho com os clientes que temos é fazer assim:

Realizar 6 repetições MÁXIMAS de BACK SQUAT (agachamento livre com Barra nas Costas), descansar o suficiente para guardar o peso no apoio, e logo em seguida realizar 20 repetições de Afundo Unilateral com ou sem carga.

PS: Eu disse com ou sem carga, pois o objetivo tanto nas 6 quanto nas 20 repetições é DESEMPENHAR O MOVIMENTO CORRETAMENTE, e dependendo do seu desgaste nas 6 repetições, ficaria impossível colocar o mínimo de peso para o segundo exercício.

Após realizar as 6 e as 20 repetições, daí sim descansar entre 2 e 4 minutos para a próxima série. Ficando ao seu cargo analisar quantas séries seriam necessárias para gerar fadiga muscular no seu cliente.

Gostou? Tente experimentar e me manda mensagem dizendo se ajudei! Combinado?

Obrigado e Bons Treinos!

RENATO CAZULA
PERSONAL TRAINER, PÓS GRADUANDO EM FISIOTERAPIA ESPORTIVA

Interação Fitness
Renato Cazula
Renato Cazula Seguir

Renato Cazula é formado pela UTFPR e Pós Graduando em Fisioterapia Esportiva. Atual Treinador Flow Training (Metodologia Parceira do COB) e também Master Regional Rede Bodytech Company, fundador do Studio CF TRAINER.

Ler conteúdo completo
Indicados para você