[ editar artigo]

QUEM É QUE CORRE?

QUEM É QUE CORRE?

Quem são os corredores do novo Século?

Muito mudou dos corredores de antigamente para os de hoje. Antes, apenas praticavam CORRIDA pessoas que realmente corriam, que buscavam melhorar seus tempos e tinham “perfil” para isso. Mas hoje não. Muita gente encontrou na corrida a saída para vários de seus problemas físicos e psicológicos. Hoje em dia o grande bolsão de atletas encontra-se nos iniciantes. Correr virou moda, virou status, virou lifestyle e nós temos que nos adaptar a este mercado.

Mas como atuar em estratégias de treinamento de corrida?

Para pensarmos nisso hoje em dia, primeiro precisamos entender quem é o nosso público alvo. Quem quer correr? A questão é: não podemos tratar essas pessoas como um grande lazer. É preciso aliar responsabilidade, conhecimento técnico e progressão de treinamento.

Analisar quem é o aluno em questão passa a ter um papel fundamental. Então, uma pequena sequência de ações pode ajudar você, enquanto técnico, a avaliar, entender e prescrever o treinamento.

  • Anamnese para conhecimento e entendimento de qual o histórico do aluno;
  • Avaliação geral do atleta, entendendo o quanto ele está preparado para a corrida e para a carga de impacto;
  • Avaliação mecânica, para ajustes e melhoria de eficiência mecânica e economia de movimento.

Acompanhar o atleta é fundamental para avaliar principalmente a SENSAÇÃO! Saber como ele reage aos estímulos, como entende a proposta de treino e principalmente como ele se enxerga dentro da corrida.

Com estas ações, informações sobre o aluno, e com calma, você conseguirá a progressão dele para que evolua aos poucos e, principalmente, sem lesões.

Use suas armas e vamos lá! Tem muita gente ansiosa e precisando de profissionais capacitados - técnicos de corrida - para correr melhor, mais rápido e mais longe.

Grande abraço!

Interação Fitness
Leonardo Pontarolli
Leonardo Pontarolli Seguir

Prazer, sou louco por corrida! Atleta amador de Corrida de Rua, Trail e Triathlon há 16 anos. Formado pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Atividade Física e Saúde e Coordenador da 4Run Assessoria desde 2010.

Ler matéria completa
Indicados para você