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Pilates Online como ferramenta para manutenção da sanidade mental

Pilates Online como ferramenta para manutenção da sanidade mental

No meu último texto, fiz uma análise de como a pandemia de coronavírus impactou a economia do mercado fitness e trouxe as perspectivas da difícil retomada do setor de Pilates em meio à crise, já que grande parte dos praticantes faz parte do grupo de risco e vão demorar a retornar aos atendimentos presenciais. Dessa vez escrevo sobre como o Pilates Online veio para ajudar a manter a saúde mental não só em tempos de quarentena.

Isolamento social, home office, filhos sem ir à escola e maus hábitos alimentares aliados ao sedentarismo com certeza são a realidade de muitos neste período de quarentena, que se estende além do que esperávamos. É fato que a pandemia vem abalando a saúde física e mental da população. 

Em tempos normais, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil já é o campeão mundial em casos de transtorno de ansiedade e ocupa o segundo lugar em transtornos depressivos, que podem levar ao suicídio. A quarentena vem piorando esse quadro.

As buscas dos brasileiros no Google por termos relacionados à ansiedade em 2020 foram três vezes maiores do que a média dos últimos 16 anos. A pesquisa pela questão “como é ter crise de ansiedade” teve alta superior a 5.000% no primeiro semestre deste ano em comparação com os seis meses anteriores.

Em pesquisa da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) sobre o comportamento dos brasileiros durante o isolamento, o professor Alberto Filgueiras, do Instituto de Psicologia, constatou que os casos de depressão praticamente dobraram entre os entrevistados, enquanto as ocorrências de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80%, nesse mesmo período.

Sabe-se que movimentar-se em qualquer atividade física, inclusive no Pilates, são estímulo, em maior ou menor grau, para respostas hormonais com influência no corpo e na mente. Inclusive, temos um texto que explica sobre a influência da postura e movimento nessas respostas hormonais.

O Método Pilates é amplamente indicado por psicólogos e psiquiatras como um ótimo aliado na busca pelo alívio dos sintomas de transtornos de ansiedade, estresse e depressão. A respiração consciente e profunda exigida no Pilates promove uma sensação de relaxamento e bem-estar além de mobilizar a caixa torácica, o diafragma e oxigenar o cérebro auxiliando no controle desses distúrbios e melhorando a qualidade do sono.

Outro benefício percebido ao praticar Pilates é a melhora do foco. Um dos 6 princípios do Pilates é concentração e todo o atendimento exige (ou deveria exigir) a presença deste na execução de cada movimento. O trabalho em home office pode ser um desafio para muitas pessoas e aprender a ter foco pode ajudar bastante.

Falando em home office, as reuniões por vídeo entraram de vez na vida das pessoas.

De acordo com a plataforma de videoconferências Zoom, o número de usuários por dia saltou de 10 milhões em dezembro de 2019 para 300 milhões em grande parte desse período de quarentena.

Jeremy Bailenson, fundador do laboratório de Interação Humana Virtual da Universidade de Stanford, descobriu em um de seus estudos que encolhemos fisicamente quando nos expomos a rostos virtuais de grande tamanho. Esse poderia ser, em parte, o motivo pelo qual o Zoom causa tanta fadiga.

Durante cada minuto em videoconferência, vários rostos nos observam a poucos centímetros do nosso.

Outro dado preocupante é o encontrado em pesquisa do Centro de Inovação da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP): 45,8% dos 464 entrevistados apontou que houve aumento da carga de trabalho após o isolamento.

Estação de trabalho sem ergonomia, postura tensa e encolhida durante as reuniões por vídeo e aumento do número de horas trabalhadas são um prato cheio para desequilíbrios posturais e dores, principalmente na coluna. Mais uma vez, aponto o Pilates como grande aliado no alívio desses desconfortos, bem como para o trabalho de fortalecimento da musculatura profunda e melhora da percepção corporal a fim de manter uma postura de qualidade.

Mas vamos falar sobre os benefícios que o Pilates online pode trazer para o corpo no próximo texto. Fato é que esse não é o momento de parar de fazer atividade física e todos os meios de comunicação vem reforçando isso na mídia.

Esteja preparado para atender e cuidar dos seus alunos. Amplie seus horizontes!

 

*Os textos produzidos pelo colaborador não expressam, necessariamente, a opinião dos outros participantes da comunidade, sendo 100% de responsabilidade do autor.

Interação Fitness
Luiza Queiroga
Luiza Queiroga Seguir

Fisioterapeuta especializada em ortopedia, traumatologia e desportiva, co-founder do Hama Pilates.

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