Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A influência dos pés no corpo e no treino

A influência dos pés no corpo e no treino
Priscilla Severo Cortez
ago. 14 - 2 min de leitura
000

Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido que nossos pés são a nossa base, não é? Pois bem, você realmente já parou pra pensar se você tem dado a devida atenção pra essa estrutura fascinante de sustentação?

Para contextualizar melhor, vamos revisar anatomicamente essa estrutura.

A estrutura dos pés

O pé é formado por 26 ossos, sendo que 14 deles estão nos dedos e, dividido em: tarso (retropé), metatarso e falanges (antepé). Possui diversos tendões, músculos e fáscias que geram a força, mobilidade e equilíbrio necessário para realizar os movimentos.

Estudos através de dissecação de cadáveres mostram, que a fascia com início no hálux tem seu fim na galea aponeurotica (cabeça), cruzando por gastrocnêmios, isquiotibiais, fáscia lombar e paravertebrais.

Sabendo que a fascia é uma estrutura que gera transmissão de força e estímulos neurossensoriais e, que influenciam diretamente no nosso equilíbrio, controle do movimento e postura, precisamos negligenciar menos os nossos pés – e dos nossos clientes também.

Por isso, no momento de avaliar e prescrever um treino, devemos levar em conta a saúde dos pés, afim de entregar um melhor serviço e obtermos melhores resultados.

Dicas de bons treinos para os pés dos seus alunos 

Experimente iniciar a aula de pés descalços, massagear os pés com uma bola, realizar exercícios de propriocepção e mobilidade e a longo prazo você verá diferença na execução (e consequentemente no resultado final) de agachamentos, afundos, levantamentos terra e, inclusive, no trabalho de membros superiores. 

Recomende também exercícios de automassagem e caminhadas em terrenos variados para seu aluno fazer em casa.

Além disso, aquela dor no joelho, quadril ou lombar pode ser beneficiada por esse "simples" cuidado com os pés.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão sobre o tema? Comente abaixo, será um prazer trocar experiências com você!

Nos vemos em breve!

 

*Os textos produzidos pelo colaborador não expressam, necessariamente, a opinião dos outros participantes da comunidade, sendo 100% de responsabilidade do autor.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você