Interação Fitness
Interação Fitness
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Pilates, de desconhecido a fenômeno mundial

Pilates, de desconhecido a fenômeno mundial
Luiza Queiroga
ago. 17 - 4 min de leitura
000

O Método Pilates, antigamente chamado de Contrologia por seu criador, Joseph Hubertus Pilates (J. Pilates), é uma atividade física dinâmica e funcional que, através do controle, trabalha a integração mente/corpo, flexibilidade, força, equilíbrio e percepção corporal.

Seus princípios são: concentração, centralização, precisão, respiração, controle, fluidez.

J. Pilates se dedicou por mais de trinta anos a estudos científicos, experimentações e pesquisas dos distúrbios do equilíbrio entre corpo e mente. Em 1926 inaugurou seu estúdio de Contrologia em Nova Iorque e tinha dançarinos e socialites como clientes.

O desejo de difundir essa atividade vinha da crença de que indivíduos que treinassem seus exercícios teriam mais percepção corporal e controle mental e isso impactaria positivamente no mundo. 

A divulgação do Método Pilates se dava por indicação inicialmente. No final da década de 30, Nova York se tornara a cidade referência no mundo da dança e Joseph ficou conhecido por sua habilidade em curar as lesões de dançarinos através dos seus exercícios. George Balanchine, Martha Graham e Hanya Holm, bailarinos renomados da época, frequentavam o studio de Pilates e indicavam o Método para colegas lesionados. Pouco tempo depois, escolas de dança já utilizavam movimentos de Pilates como aquecimento em seus treinos. 

Uma das regras do Marketing é não enganar. Não se deve gerar expectativa sobre determinado produto ou serviço se não for possível cumprir o prometido.

Além de criar o Método que leva seu nome, Joseph praticava seus exercícios e garantia os benefícios dessa prática. Ele escreveu dois livros e teve seu perfil publicado em diversas revistas, mas seu Método continuava restrito a um seleto grupo da elite e seguidores fiéis. Alguns dos dançarinos que utilizavam os exercícios para treino e/ou reabilitação em seu espaço foram ensinados para serem a 1ª geração de instrutores de Pilates. Os elders, como foram chamados esses discípulos, difundiram essa filosofia por vários cantos do mundo.

Na década de 1950, Joseph esteve engajado em ter seu trabalho aceito pelos sistemas médico e educacional, já que eram evidentes os benefícios da prática tanto para recuperação quanto para a prevenção de lesões e/ou doenças. Pilates se indignava com o que considerava “definição passiva da comunidade médica de saúde normal, visão estreita da medicina preventiva e padrões inadequados de condicionamento físico” da época, mas a comunidade médica foi resistente.

Na década de 1980, a segunda geração de instrutores deu continuidade às suas práticas em todo o mundo, além de iniciar os programas de formação de instrutores.

Em 1995, o interesse da mídia por Pilates, aulas em grupo, programação de academias de ginástica e a curiosidade da comunidade médica impulsionaram o Método. 

Abaixo, 5 citações do Joseph que poderiam estar em qualquer outdoor de divulgação de estúdio de Pilates:

  1. “Contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito.”

  2. “Poucos movimentos bem feitos, realizados de forma correta e equilibrada, valem por muitas horas de ginástica.”

  3. “A arte do Pilates prova que a sua idade não é medida em anos ou como você acha que você se sente, mas sim pela flexibilidade normal da sua coluna ao longo da sua vida.’’

  4. “Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos.”

  5. “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você vai ter um corpo novo."

Pilates faleceu em outubro de 1967 aos 83 anos e não pôde ver seu Método ser praticado em escala planetária.

O crescente interesse por atividades mente-corpo e opções de exercícios inteligentes finalmente promoveu a visão de Joseph Pilates a um fenômeno global. Conhecido simplesmente como “Pilates”, hoje é possível encontrar um ou vários estúdios perto de casa e a prática por celebridades e atletas endossam as vantagens do Método.

 

*Os textos produzidos pelo colaborador não expressam, necessariamente, a opinião dos outros participantes da comunidade, sendo 100% de responsabilidade do autor.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você